Ninguém o entenderá… Então, guarde os detalhes para si! E aja…

cartao-de-desconto-para-exames-02
Olá, VDM’s, tudo bem? O título dessa postagem partiu de uma reflexão antiga que ainda  funciona como embasamento aos meus objetivos de vida. 
Lembra quando você começou a prestar medicina? Quando você definitivamente disse para si “vou focar nisso”… E o tamanho da seriedade com essa decisão o deu certa alegria a ponto de querer compartilhar isso com outras pessoas. Lembra disso? A questão central é: seria esse seu primeiro erro ou acerto?
Não diria que foi totalmente um erro. Mas, também não foi definitivo acerto. Para confortá-lo, a maioria de nós sente imensa necessidade de compartilhar isso de alguma forma (digo maioria, pois só utilizo as exceções quando preciso defini-las como particularidades que provam tal regra).

Todo acontecimento que traga uma transformação grandiosa em sua vida e, decerto, na sua forma de pensar, é algo pulsante demais para ficar no silêncio. Eis então que você toma uma decisão equivocada e compartilha os detalhes disso tudo. 

Me usarei como exemplo pra explanar a problemática disso. Vamos lá…
Quando disse pra minha mãe, avô e outros familiares que queria ser médico, muitos não levaram a sério e pensaram que logo eu mudaria de ideia, ou até que estava iludido com algo, mas que logo passaria.

O que eu deveria ter feito após esse primeiro anúncio?
Simplesmente ter “fingido” que eles entenderam a notícia e que estariam cientes de que muita coisa mudaria em minhas ações. E a partir disso, agir.
A melhor forma de provar que você está falando a verdade é através da ação. Porque já é desgastante ter que convencer as pessoas de algo; argumentos geralmente se desgastam com a repetição maquinal de seu conteúdo e te levam à contradição (inclusive, “autocontradição”, você não consegue crer no que diz e com o tempo as pessoas percebem isso).

Quando você realmente encarna seu sonho e entra de cabeça nos estudos AGINDO…
O apoio de pessoas importantes acaba vindo naturalmente.
Digo isso, pois depois que abandonei as demagogias e discussões desnecessárias, realmente conquistei o apoio da minha família. Tanto é que minha mãe é a personagem mais importante na sobrevida que tive para não jogar tudo para o alto e continuar insistindo nesse sonho.
Poderia ser bem diferente se não tivesse notado que comecei da forma errada.
Não adianta impor aos outros o que você quer, se você não demonstra estar falando a verdade. A primeira pessoa que você precisa convencer de que diz a verdade com ações, é você mesmo!

O que eu fiz de errado na época? Busquei o confronto, tentando impor minha decisão. Só gerei atrito e no final me frustrei, porque ninguém acreditava em mim. E os que não disseram com palavras foram ainda mais incrédulos, demonstraram com olhares depreciativos. 
No final, minha postura só gastou meu tempo e paz mental, além das pessoas que me cercavam terem se convencido de que eu não sabia do que eu estava falando e de que era apenas um sonhador que fantasiava as coisas. Tudo isso poderia ter sido evitado se eu simplesmente os tivesse deixado avisados e continuasse focado, sem querer provar nada com palavras, apenas agindo e arquitetando minha construção.

Então, caros…Esse aviso é ainda mais determinante pra quem está começando! Cuidado para não tentar antecipar nada que ainda não aconteceu, só porque precisa de argumentos. Não queira garantir o que você não pode, eu já tentei… E veja, ainda estou aqui.
Portanto, minha experiência me diz que a melhor forma de administrar a situação é você contar (conversar sobre) para (com) quem você quer ao seu lado durante esse tempo de luta por resultados e pela aprovação. Todavia, sem querer provar nada com palavras, pois lhe faltarão evidências práticas, sendo assim, entenda os questionamentos que irão surgir, e seja paciente com o apoio que fará diferença quando você estiver cansado. Você realmente vai agradecer ganhar essa sobrevida quando precisar extrair das profundezas de si, aquela força que necessitava no momento de findar sua missão!

Boa sorte, e um ano maravilhoso de estudos pra vocês!! 😘❤