EVITANDO E CONTROLANDO MATÉRIAS ATRASADAS

divulgacaovestibular
Salve! Caros Vestibulandos de Medicina. Decidi criar essa postagem pra ajudar vocês na organização das matérias acumuladas, desempenhos insatisfatórios nos simulados e o desespero que bate ao ver o volume de conteúdos não revisados aumentar. Bom, essa dica pode servir para todos, mas é óbvio, servirá, concomitantemente, para os vestibulandos que fazem cursinhos por terem menos tempo para o estudo propriamente dito (estudo solitário). Existem vários tipos de cursinho, mas os horários na maioria deles são parecidos com relação a quantidade de aulas e qualidade dos conteúdos passados, geralmente de manhã a quantidade de aulas é maior, a tarde é média, e a noite é bem corrido, mas ambos horários possuem algo em comum: a quantidade elevada de conteúdos que devem ser vistos. Você, Vestibulando de Medicina, deve estar se perguntando: sim, mas qual a novidade disso tudo? Eu lhe respondo: nenhuma! (risos) Eu darei como exemplo o Objetivo, estamos com vários módulos já vistos, algumas pessoas se atrapalharam muito no decorrer destes, deixaram conteúdos para trás, conteúdos estes que terão um imenso impacto para compreender todo o ano de cursinho, esses dois primeiros meses – em sua maioria -, servem de base para o restante do cursinho, são os conceitos fundamentais para aprofundamento e elevado desempenho nos simulados difíceis que estão por vir. Bom, após essa breve introdução, vamos à algumas dicas:

DICA 1 – ORGANIZAÇÃO DAS MATÉRIAS QUE DEVERÃO SER ESTUDADAS NO DIA:

Atenção! Essa dica será fundamental para o sequenciamento dos seus estudos, da sua produtividade e principalmente, da compreensão do que está por vir, portanto, saiba não apenas segui-la fielmente, mas quando precisar, seja maleável, afinal, não serão todos os dias maravilhosos para estudar matemática, explicarei melhor isso… Lembra do “Aula dada, aula estudada”? Então, esse é o melhor método de todos, se você não está tendo sucesso com ele é porque sua organização está falhando, a primeira coisa que você deve fazer: saiba quais são suas prioridades e especialmente, suas dificuldades! Darei meu exemplo. Não deixo de fazer nenhuma matéria, sou muito bom nas disciplinas de humanas e biológicas, no entanto, não deixo de fazer exercícios delas só porque tenho mais problemas com as exatas, já tive problemas graves com matemática, hoje sou muito bom nessa matéria, mas vocês sabem! Matemática, por mais fácil que se torne, é um desafio! Sempre aparecerão exercícios que você não conseguirá fazer de primeira, mas sabia? Isso também acontece com aquelas matérias fáceis que você domina! Por isso, não priorize só uma matéria, priorize todas! Como fazer isso? Vamos supor que eu tenha na Segunda-Feira (Biologia, Química, Física, História e Matemática) muitos, certamente fariam o seguinte: resolveriam as matérias mais difíceis, Matemática e Física, e erroneamente se enganariam pensando: “eu domino as outras, deixarei para depois”, daí nesse depois, não lembram mais nem o que é um “Megásporo”, o que foi a “Batalha de Poitiers” e não conseguem de forma alguma diferenciar “Substâncias Puras Simples de Substâncias Puras Compostas e Misturas”, só porque acharam que essa parte é “fácil”, esses exercícios deixados para “depois” nunca mais voltam, e o volume de matérias acumuladas preocupa e tira sua atenção em tudo, o cursinho se torna difícil e desistir por não acompanhar é uma possibilidade. Seria tudo mais fácil, se ao menos vocês tivessem treinado. Como solucionar esse defeito inato? Faça pelo menos de 3 à 5 exercícios de fixação difíceis dessas matérias, que exija pensamento e aprofundamento, aqueles exercícios completos que fazem você ter que dominar o conteúdo inteiro, depois de terminar seus 20 ou o módulo inteiro de Física e Matemática, vá para o restante dos exercícios, faça-os, você notará muita facilidade para resolvê-los.

A MATÉRIA ACUMULOU, COMO DEVO RETOMAR OS CONTEÚDOS?

Simples, não perca muito tempo com teoria desnecessária, num fim de semana, ou até mesmo após terminar as matérias do dia – não diga que não há tempo! Arrumamos tempo para o que queremos! Então, não resmungue! -, faça o seguinte: resolva os exercícios sem necessitar ver a teoria, torne-se independente das apostilas teóricas! Como ter excelência nisso? Sempre que assistir as aulas, preste atenção, seja ativo, anote, tire dúvidas, esteja lá de corpo e alma, esqueça tudo o que não importa naquele momento, após isso, vá aos poucos tentando resolver tudo e desenvolver seus resumos, explicações para os outros e para si, sem olhar nada na apostila, só associando, conectando os conhecimentos que você tem! Eu mesmo, aprendi a desenvolver muitas explicações dessa forma, até mesmo as lousas que meus professores colocam, eu sei fazer algo igual, se for explicar o Barroco para alguém, consigo numa folha de sulfite explicar e desenvolver todas as características da escola literária, os autores, suas obras, o contexto histórico, etc. Isso deve ser um desafio para você em todas as disciplinas! Tornar-se independente da teoria na hora de resolver exercícios é o que te fará ter conhecimento suficiente para conseguir obter êxito junto de suas técnicas em provas! Quanto às matérias acumuladas, tente sempre fazer uns 5 ou mais exercícios nivelados, rapidamente, levando menos de 15 minutos nestes e pensando na pressão do vestibular, para aos poucos, fazê-los em 5 minutos ou menos tempo, sabendo compensar, e aumentando sua produtividade no quesito: Quantidade de questões certas por tempo! Todo módulo que você fechar por completo grife-o com o marca texto e faça um risco com a caneta para significar que a matéria foi completamente fechada. Nas que você for fazendo algumas apenas, e fechando parcialmente, só grife com o marca texto, quando finalizar, faça um risco com a caneta por cima do marca texto no roteiro que está na sua apostila!! Isso é importante para controle dos conteúdos e para ver como está sua produtividade.

COMO MONITORAR MINHA PRODUTIVIDADE ((REAL)) ?

Repararam o destaque em Produtividade ((REAL)), não é, caros? Isso significa que você não deve se preocupar em fechar os módulos apenas para “cumprir tabela”, existe uma regra para mensurar como está sua produtividade, uma simpels regra de três! (risos) Todo módulo que você fechou, não minta para si! Seja sincero, conte a quantidade de questões resolvidas, veja seus erros e faça um cálculo de porcentagem dos acertos, aceite apenas como mínimo 80% de acertos, se não for isso, pare tudo, estude outra coisa e depois da outra coisa, retome o conteúdo pela teoria comparando-a com suas anotações, se preciso, peça ajuda aos monitores, colegas e anote dúvidas que não foram compreendidas para os professores responderem. Se fechou a matéria de 80% para cima, cuidado! Não dê o “falso parabéns”, primeiro avalie se você sente-se seguro para daqui há alguns meses se cair o conteúdo estudado na prova, você conseguirá desenvolver o raciocínio para resolver e acertar. Se a resposta for sim, pronto! Respire e vibre. O conteúdo foi verdadeiramente fechado! Vale pular, vibrar, gritar, e tudo! Você já deixou muita gente para trás só com essa atitude!

NÃO ESTOU BEM EMOCIONALMENTE, COMO DEVO BUSCAR FORÇAS PARA ESTUDAR?

Não é sempre que estamos bem para lidar com os estudos, o que você deve fazer? Busque motivação! O que te fez chegar até a Medicina? Imagine como será o dia da sua aprovação, muitos que foram aprovados tiveram momentos de incerteza e insegurança, principalmente de muita tristeza quando viam que o rendimento não foi bom, eu às vezes fico muito triste no dia que não rendo, mas sei que isso é algo natural do ser humano. Não serão todos dias maravilhosos, você não vai absorver e interiorizar conhecimento algum se estiver triste, nesse dia, dê uma pausa nos seus estudos, converse com seus amigos, peça o apoio dos professores e pessoas mais próximas de você, leia depoimentos dos aprovados, não os superficiais, depoimento de quem ralou, de quem sofreu e que chorou muito a cada reprovação, para depois ter a maior felicidade do mundo ao ser aprovado. Meu Blog tem essa finalidade, motivar e dar suporte aos meus futuros amigos de profissão, mas existem muitas fontes que podem ajudá-lo nisso! Assista um filme que te motive, existem muitos filmes que dão uma levantada em nós quando as coisas não estão fáceis, no Youtube você encontrará depoimentos de aprovados, comemorações, videos motivacionais, e infinidades de coisas que farão você ter vários motivos para jamais pensar em desistir! Você mesmo é um motivo, está nessa batalha há anos, se começou agora, deu a cara para bater, entrou de cabeça nesse mundo maluco e injusto do vestibular, abriu mão de muita coisa para estar aqui, portanto, já é um potencial vencedor! A vitória chegará se você batalhar dia por dia, não antecipe as frustrações ou qualquer incerteza, você nem viveu o dia de amanhã, está lendo essa mensagem agora, não no futuro! Então pense no hoje, faça seu máximo hoje, o amanhã é construído no exato momento em que você pensa no agora, em estudar agora, em terminar suas atividades agora, sem ficar planejando demais sem executar.

NÃO FUI BEM NO SIMULADO, DEVO DESANIMAR?

Não! Você deve refletir e buscar compreender, o que faltou? Foi conteúdo? Foi descontrole do tempo? Foi medo das questões? Talvez seja tudo isso, ou um pouco de cada. Mas não se preocupe, você está em processo de desenvolvimento da maturidade e potencialidades para aniquilar as provas que estão por vir. Veja qual foi seu problema e comece a trabalhá-lo visando melhorar a cada simulado, mantendo sempre os outros eixos em equilíbrio.
Se seu problema foi conteúdo, então comece a planejar uma ação para fazer o método de aprendizado dar certo, existem vários, mas eu prefiro e vi mais gente obter sucesso sem se acabar mentalmente de estudar, no aula dada, aula estudada, ele obtém sucesso porque você aprende mais na aplicação, está ativo, pensando, errando, corrigindo, insistindo, trabalhando… Você não está apenas lendo, tentando decorar ou entender, você está agindo e testando seu conhecimento e técnicas que deverão ser suas no dia da prova. Os simulados são difíceis, não preocupe-se nesse início em resultados “ah, eu acertei 80 questões” – mas acertou 44 na FUVEST! Desculpem a sinceridade, vocês não devem competir no cursinho visando “status”, mas competir com o monstro que existe dentro de vocês, para vencê-lo e conseguir esses 80 acertos na FUVEST, e digo mais, conseguir solidez de conhecimento para realizar sem maiores problemas as provas discursivas!

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Bom caros, esses dias no cursinho tenho conhecido algumas pessoas que acessaram o Blog de alguma forma, e que não sabiam que eu era o proprietário, foi surpreso, engraçado e muito interessante. Acho legal a repercussão e dimensão que consegui atingir com um projeto que começou com a ideia de um ambiente para desabafar e buscar descompressão para ter um ano maravilhoso de provas e ainda ajudar quem tem o mesmo perfil que o meu, os Vestibulandos de Medicina. Portanto, deixarei informações sobre mim nessa postagem, desculpem a auto-propaganda (risos)…
Meu nome é: Alexandre Alves Porfirio Vieira, faço Objetivo de Santo André – SP, que fica na Senador Fláquer, sou da sala 16, quem for de lá e tiver curiosidade de me conhecer (risos). Moro em Santo André – SP, e presto Vestibular desde 2010. Antes prestava apenas ENEM, à partir de 2013, passei a ampliar minha grade e hoje presto UNIFESP, UNICAMP, UNESP, FUVEST, FAMEMA, FAMERP, ENEM, e por aí vai…
Uma imagem minha para ilustrar:
IMG01029
Meu Facebook:
https://www.facebook.com/alexandre.alveees

É isso aí, pessoal. Espero que as dicas tenham ajudado, sou muito organizado com meus estudos, por esse motivo consigo ter um conhecimento equilibrado de tudo, percebi que muita gente no cursinho anda preocupada com organização, então, eis a publicação que será fixada na “aba” “DICAS DO V.D.M.”. Espero que vocês obtenham sucesso, e continuem batalhando, jamais deixem que o outro queira administrar a sua visão, seja dono de si, das suas próprias ações e transforme a sua vida! Abraços.

Anúncios

4 comentários em “EVITANDO E CONTROLANDO MATÉRIAS ATRASADAS

    1. Você não sabe como me anima ler isso, Marcelo Santos! É sinal de que minha missão só está começando! Pode ter certeza que será um ótimo ano de provas, todos nós estamos em momentos delicados, mas vamos superar isso. Precisamos dessa motivação para dar esperança aos nossos futuros pacientes. Abraços, força guerreiro!!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s