ESTUDANDO EM CASA

Quermelhorarosseusestudosemcasa

 

 

 

 

 
Essa é uma postagem fundamental, eu poderia começar com quem estudará no cursinho, mas achei essencial começar por aqui, pois não é uma tarefa simples estudar em casa, quem não está acostumado e irá começar ano que vem, precisa urgente de um guia de iniciação para depois poder caminhar sozinho e fazer ótimos progressos. Devo lembrá-los que eu estudava sozinho antes do cursinho, progredi bastante, cheguei a ensinar à alguns amigos do cursinho coisas que aprendi sozinho em casa, como Biologia – no cursinho reforcei extremamente o que aprendi, mas minha base foi em casa, matéria que na maior parte das provas eu consigo gabaritar e acertar todos os itens discursivos. Deu para perceber que com organização estudar em casa pode ser uma grande vantagem, não é? Eu acabei precisando do cursinho pois não conseguia aprender tudo o que houvesse “cálculos” até fração, acreditem! Eu tentava, mas não entrava, buscava roteiros, organizações diversas, mas não fixava nada, até genética, só peguei a parte teórica, mas não conseguia aplicar a probabilidade, genes múltiplos nem se fala, e a parte de sistema ABO e RH também aprendi no cursinho, Linkage, Interação gênica, Pleiotropia, etc […] Essas eram as questões que se caíssem, certamente eu erraria (risos). Não se assuste se você não viu esses nomes ainda, sei que o ensino público é muito defasado, para animá-los, devo dizer que sempre, absolutamente sempre, estudei na mesma escola pública, e o pior, estadual. Mas aprender é questão de buscar o aprendizado, vocês me entendem, não é?

Sem mais delongas introdutórios, vamos começar…

1 – DICA ( AMBIENTE )

Este é algo delicado. Deve ser muito bem planejado, existem coisas fundamentais para o sucesso estudando em casa, coisas simples e condições mínimas, se tiver que investir em algo, invista no ambiente de estudo. Esse será seu cantinho, um lugar onde você deve sentir-se bem, que tenha uma iluminação adequada, – que não irrite sua visão e não te dê sono, nem dores de cabeça -, tenha uma cadeira confortável, capaz de deixar você calmo e sem agitação durante algumas horas. Também invista numa escrivaninha, nada muito sofisticado; se não tiver condições, veja se alguém pode doar, quem sabe numa escola, ou algum amigo. Outra coisa que deve te deixar confortável é o ambiente, não sei se você estudará no seu quarto, ou em alguma sala especial para isso, não importa, só mantenha a ordem, nada de livros jogados, rasgados, sujeiras no chão, ambiente úmido demais, ou seco demais, sem muitos extremos, deve ser adequado, para você ter um desempenho igual e até melhor de quem faz os cursinhos mais “ferrados” de São Paulo.

2 – DICA ( MATERIAL )

Mais um item fundamental, o material. Alguns alunos dizem boquiabertos: “tal cursinho aprovou X alunos em Medicina”, só que esquecem que o “tal cursinho”, não fez isso sozinho, ele deu uma base para organização, mas quem foi atrás e se aprofundou nos “MATERIAIS” foram esses alunos. Tudo isso para dizer que a importância do material, ultrapassa a visão do cursinho. O material é algo poderoso, tem formas completas de explicação caso você esqueça de algo, e esquemáticas, mas os exercícios, são muito bem elaborados para fazer você fixar as disciplinas e principalmente, ver como você está aprimorando suas técnicas de resolução e se estas são eficientes, com exercícios de vestibulares passados e padronizados conforme o que é mais cobrado no geral deles. Só alerto algo, se você tem interesse em um vestibular específico, não deixe de fazer os exercícios de fixação, não precisa ser todos, mas um mínimo que faça você ter consciência de que aprendeu, além disso, resolva as provas do vestibular que prestará e que é seu objetivo, conversaremos mais adiante sobre isso.
Dicas de apostilas, etc? Bom, não considerem como propaganda, só um guia. Busque alunos que fizeram cursinho, eles sempre doam as coleções, Objetivo, Etapa, Poliedro, Anglo, Bernoulli, Positivo e COC. Esses cursinhos têm as melhores apostilas, posso ter esquecido de algum, mas são boas referências. Se você não conseguir ver alguém com essas coleções, vá em sebos, costuma ter algumas apostilas, existem bibliotecas municipais que doam livros, você pode encontrá-los lá também, talvez não a coleção completa, mas alguns volumes importantes. Na internet você encontra pessoas vendendo também, apostilas em PDF para download, agora se você não tiver nenhuma forma de conseguir essas apostilas, procure bons autores de livros públicos. Esses você consegue até na escola, Ricardo Feltre (Química), Amabis e Martho (Biologia) ou Sônia Lopes (Biologia), Fundamentos da Matemática Elementar (Gelson Iezzi/Carlos Murakami), Física (Sampaio e Calçada), História Geral e do Brasil (Boris Fausto ou Cláudio Vicentino) ou Nova História Crítica (Mario Schmidt), Geografia Geral e do Brasil (João Carlos Moreira e José Eustáquio De Sene), Português e Literatura (Ernani Terra e José de Nicola), Filosofia e Sociologia (Marilena Chaui e Pérsio Santos de Oliveira). Desculpem alongar este item, isso deve-se à importância deste.

3 – DICA ( ORGANIZAÇÃO )

A organização é algo difícil e relativo, cada um se organiza da forma mais adequada, mas deixarei a forma mais eficiente ao meu ver e justificarei a escolha. A forma mais útil é criar uma tabela. Nada muito complexo, apenas uma tabela com os dias da semana e as matérias que deverão ser estudadas. Eu não oriento colocar horário inicial e final, jantar, lazer, etc; por um motivo, no início do ano vocês começam completamente determinados e vão diminuindo de forma acelerada o desempenho porque qualquer acúmulo, torna-se uma bola de neve impossível de organizar, e com isso, surge nossa vilã, a procrastinação e no final, o insucesso nas provas.
Eu consegui obter mais sucesso estudando por ciclo, tinha uma quantidade de matérias que deveria cumprir em um dia, não tinha horário de começar, tampouco de concluir, apenas tinha que estudar todos os dias e todas as matérias do dia, resolvendo os exercícios e aprendendo tudo de verdade, nada de correr e não aprender nada. Lembre-se, não haverá plantonista para sanar suas dúvidas, então, aprenda de verdade! O que manterá a ordem dos seus estudos é sua tabela, ela deverá ser acompanhada de um “Roteiro de Estudos”, cada matéria terá seu roteiro, exemplo: Física (Cinemática e suas subdivisões/ Mecânica e suas subdivisões / Termologia e Calorimetria e suas subdivisões / Eletrodinâmica, Eletrostática, Eletromagnetismo, etc. Nas apostilas dos cursinhos,- se você não souber montar um roteiro conforme suas dificuldades -, têm esses roteiros.
Nesse roteiro individual por matéria, sendo feito manualmente ou computadorizado, você colocará parênteses e marcará “x” nas atividades concluídas, – se preferir, pode destacar com marca texto -, mas só deverá ser concluída quando resolver os exercícios, ficará assim: Física: Trabalho e Energia – Energia Elástica (x). Deixe um fim de semana para descansar, e outro para resolver provas anteriores do vestibular que você vai prestar. Resolva as provas como se fosse o grande dia, treinando técnicas, agilidade e produtividade; porque deixar para fazer a prova um dia após o fim de semana do descanso? Isso deve ser feito para você viver a “pressão” do vestibular, saber que um vestibulando tem que descansar um dia antes da prova e esquecer dela, arrebentando no dia seguinte. Quando começar a resolver provas? Se você tiver boa base, já inicie, caso contrário, aguarde uns dois meses pelo menos.
As revisões deverão ser feitas nas provas, quando você corrigi-las, já acostume-se, faça um levantamento dos seus pontos fracos e trabalhe-os, por isso, deixe um fim de semana para provas e outro para revisões, nas revisões é o mesmo esquema, revendo o conteúdo e resolvendo exercícios. Importante, faça pelo menos uma redação bem elaborada por semana. Veja com amigos, professores, ou até mesmo em páginas específicas no facebook, se alguém pode corrigir pra você. Talvez um amigo que faça cursinho possa levá-la ao plantonista de redação, tenha amigos, use tudo a seu favor.

4 – DICA ( TÉCNICAS DE ASSIMILAÇÃO E COMPREENSÃO )

Existem ótimas formas de gravar com facilidade informações. O que você pode fazer é:
• Mapas Mentais, criados por você. São esquemas bem coloridos, resumidos e diretos, com palavras-chave da disciplina que você leva mais tempo para gravar e que é importante e incidente nas provas. Faça alguns desses e cole em algum lugar, se não puder colar, junte em papéis e leia vários antes de dormir, para organizar as informações no seu cérebro e fixá-las durante o sono. Faça isso todos os dias, com os conteúdos mais difíceis de assimilar.

• Músicas Para Vestibular: Existem professores que marcaram a vida dos vestibulandos, como exemplo o Pachecão de Física, que fizeram músicas maravilhosas e que por nada, absolutamente nada, saem da cabeça, isso ajuda demais, é bom na assimilação e até mesmo na compreensão durante algum deslocamento, você ouve a letra, canta mentalmente e ainda faz raciocínios sobre a disciplina. Deixarei em breve uma parte fixa para essas músicas, mas procure no youtube e até no google: “Músicas para vestibular”, as melhores que já baixei e tenho são as de (Biologia, Física e Literatura), até hoje sei cantá-las passo a passo, jamais esqueci uma fórmula, as outras eu gravei aplicando em exercícios mesmo.

• PodCast – você pode pesquisar ou até mesmo criá-los, são faixas de áudio que sintetizam de forma clara, objetiva e com palavras-chave a matéria, tenho uma página chamada “FOCO NO VESTIBA” no Youtube, fiz alguns PodCasts, farei vários outros para postar, vocês podem fazer também, basta comprar um microfone e gravar no computador por algum programa com respectiva função. Se quiserem, até no celular dá pra fazer isso. Ajuda bastante!

• Vídeo-Aulas: Essas vídeo aulas poderão ser fundamentais para compreender a matéria, se possível, baixe-as, assista as vídeo-aulas como no cursinho, com prontidão, com postura de quem quer aprender, fazendo anotações, pausando o vídeo, etc. Se você tiver boa conexão, recomendo assinarem o “Stoodi”, é excepcional e tem muitas aulas de matemática, física e química perfeitas. Alguns referem o “descomplica”, mas nunca assinei, porém ouço falarem bem, o Biologia Total, é perfeito também, mas se não puder pagar cursinhos online, baixe as aulas do Youtube, vocês terão grandes variedades. Recomendações: Matemática (Vestibulândia – Nerckie – Youtube), Biologia (IESDE (download), Jubilut – youtube), Literatura e História (IESDE – download) vocês encontram para baixar em Torrent, Geografia e Gramática (Aula Livre.Net – youtube), Química (IESDE – download), Física (Física Total – Youtube), se quiserem todas de um único projeto, de qualidade e rápidas no Youtube, recomendo (VESTIBULANDO DIGITAL), só geografia precisarão atualizar.

• Melhorar a escrita: Leia nos tempos vagos alguma teoria na internet de “Émile Durkheim” especialmente, o Fato Social e Suicídio, veja sobre o Positivismo de “Augusto Comte”, conheças as ideias de “Nicolau Maquiavel” em O Príncipe; leia as ideias, – todas na internet – de “Richard Sennett” Sociedade de Consumo. Tenha familiaridade com algumas teses de  “Zygmunt Bauman”, “Sigmund Freud”, tenha intertextualidade, com obras de Machado de Assis, “O Alienista”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Dom Casmurro”, etc. Também saiba argumentar, – claro, ouça antes e tente absorver e “saborear” a riqueza das obras de Chico Buarque de Hollanda e outros gênios da música popular brasileira, este, mais renomado e bem cobrado nas provas. Com isso, você terá argumentos fortes para qualquer redação, lembre-se, tudo pode ser argumento, desde história, geografia, literatura à todo conhecimento adquirido nos estudos, até essas exceções que você irá buscar que são os Filósofos e Sociólogos citados, os vestibulares adoram esses autores, e sabendo manusear seu argumento, eles renderão boas notas para vocês e ainda os tornarão mais críticos em tudo, mantenham sempre a ordem na dissertação através de aulas de Redação, no Youtube vocês encontrarão boas opções, mas não esqueçam dessas referências de intertextualidade, aprendendo o padrão de escrita, o resto é só praticar e solidificar seus argumentos trabalhando os temas cobrados nos últimos vestibulares que irá prestar.

5 – DICA ( MONITORAR A PRODUTIVIDADE )

Apesar de só aparecer aqui, essa dica é tão importante quanto todas as outras, você tem que fazer isso, senão seus estudos tornam-se falsos, resultados forjados e que só te trarão frustração nas provas.
O que você deve ter para saber se monitorar? Sinceridade! Não tenha vergonha dos seus resultados, não altere-os, você precisa conhecê-los muito bem para criar gráficos. Sim, você vai treinar tantos gráficos, que criá-los será fácil, interpretá-los, nem devo concluir. Recomendo algo simples, como: “Eixo Y – Quantidade de questões certas / Eixo X por tempo” – uma coisa boba que dá pra criar uma fórmula e brincar (Produtividade = Quantidade / Tempo), (Quantidade = Produtividade x Tempo) e (Tempo = Quantidade / Produtividade) olha você aprendendo propriedades Físicas e Matemáticas só pra se monitorar!! (risos) Voltando, com esse gráfico, você traçará os pontos importantes, ele deverá ser feito, – se possível -, semanalmente, se não puder e achar muito “puxado”, pode criá-lo mensalmente, assim você acompanha sua produtividade e ainda vê se houveram declínios de produtividade conforme as características que você colocar nestes, chegando à conclusões importantes antes da prova, para saber se seu problema é falta de conhecimento, mais empenho, ansiedade ou problemas psicológicos; dessa forma, você busca um “paralelo”, enquanto trabalha sua produtividade, ainda tem tempo de trabalhar seus eixos cognitivos e sua saúde emocional – esta que será nosso próximo item -.

6 – DICA ( CONTROLE EMOCIONAL E MOTIVAÇÃO )

Esse item é perfeito, pois ele será seu forte aliado até os dias de prova, – sua força-motriz, muitos dos amigos que fiz são verdadeiros “gênios”, os caras se preparam o ano inteiro, engolem a apostila, refazem exercícios e ainda conseguem tempo para fazer uma série de revisões. Não se espante. Muitos deles não têm o fundamental, confiança, e preparo psicoemocional. Não precisa virar um Monge para ir bem emocionalmente. Trabalhe isso dia pós dia. Como? Isso pode ser feito de várias formas, até passando em um psicológico, mas vendo as condições do nosso país para agendar consultas, prefiro dizer como você fará isso sozinho. Sim, eu posso dizer porque fui muito bem preparado emocionalmente, nunca tive crises ou coisas do tipo em provas, meus problemas eram teóricos mesmo. Bom, você pode fazer algo muito interessante e motivacional, que sempre o fará levantar com todas as forças e lutar pelo seu sonho “de olhos abertos” como diria Thomas Edward Lawrence. Veja as melhores imagens de pessoas passando, comemorando a aprovação e estudantes de medicina; como saber quais imagens você deve escolher? Simples, as primeiras que você bater o olho e der uma sensação de felicidade, nem pense, pegue essas e salve no seu computador, pode ser umas dez, depende de você. O que fazer com essas imagens? Aí está o sacrifício financeiro se você não tiver impressora, leve à uma gráfica as imagens salvas em pen drive, ou qualquer outro armazenador, peça para imprimir, se puder, óbvio, colorido. Cole todas numa madeira bem grande se não puder colar na parede, ou em algum cantinho que você sempre vai quando acorda. Sempre que estiver desmotivado, pare tudo, vá e veja essas imagens, comece a se imaginar nelas, pense em você sendo aprovado, todas as pessoas te parabenizando e você completamente realizado com tudo isso, sempre que tiver desanimado faça isso, ou quando as coisas parecerem “mecanizadas”, não vire uma máquina, continue sendo um ser humano que ama o que fará e, sobretudo, que ama a vida. Outra coisa que você pode fazer, baixe alguns vídeos motivacionais, de alunos que passaram, de pessoas que superaram toda espécie de adversidade e tornaram-se médicas, e, principalmente, quando estiver triste, leia depoimentos de pessoas que foram aprovadas, não os “clichês”, infelizmente algumas pessoas perdem a humildade, mas existem pessoas como nós que querem ser médicos, e quando conseguem, contaminam o mundo de amor, refletem essa paz e essa felicidade tentando infestar pessoas que estão desanimadas, filtre esses depoimentos e absorva tudo o que há de bom neles. Meu blog é um desses exemplos (risos),  também tem o Blog que sempre recomendo, está abandonado, mas muitos depoimentos são tão verdadeiros que fazem você chorar e erguer fortemente a cabeça, bater no peito e dizer: “Eu vou ser Médico!” Esse blog chama-se “Estação Vestibular – Próxima Parada: Medicina!” Eu tive a ideia de criar meu blog, por este. Realmente, tocou, me deu vontade de fazer algo para ajudar quem quer conseguir esse sonho e não tem condições necessárias, seja financeiramente, ou emocionalmente. Também assista filmes, “Quase Deuses” pode ser algo muito frequente, mas é muito motivador, “Pach Adams – O amor é contagioso” é muito comovente e dá muita vontade de mudar algumas coisas na Medicina, de ser o início do diferencial, “Mãos Talentosas” também muito comovente pelas adversidades, e um que traz a vivência em residência é o “Os Estagiários”, não o do google, pelo amor de Deus, digita no Youtube esse nome, lá aparecerá um com temática médica, é esse!

 7 – DICA ( INTERNET COMO ALIADA )

A internet pode ser vilã de quem quer Medicina e perde minutos preciosos vendo o “Facebook”, etc. Não é um crime fazer isso, até para você, Vestibulando de Medicina! Todos nós temos necessidade de descompressão, uma das formas é pela comunicação virtual. Tenha um horário, nem que sejam 30 minutos para poder fazer o que você gosta, e mais, premie-se! Se você acertou todos os exercícios de múltipla escolha e discursivos, prolongue seu tempo em rede. Só não vire viciado! (risos) Fora que a Internet pode te ajudar bastante com os depoimentos dos aprovados, você só saberá que ela está te prejudicando quando você perde a concentração nos seus estudos pensando em bobagens, “curtidas” e coisas do tipo. Baixe nela documentários de história, de biologia, etc. Documentários são perfeitos para fazer você “sentir a matéria”, como se fosse algo do seu cotidiano, que fizesse sentido estar estudando tanto, pois você tem que compreender melhor o mundo em que vive. Uma coisa importante, muitos gostam do computador na sala em que vão estudar, se puder, não estude no mesmo ambiente do computador, se puder, claro. Se não der, desligue-o, tire-o da tomada, assim você economiza energia elétrica também (risos); só ligue-o se for assistir alguma vídeo-aula, ou se for estudar ouvindo música clássica, “Wolfgang Amadeus Mozart” é o que mais recomendo, é maravilhoso estudar ouvindo esse gênio, ou, “Frédéric François Chopin”, outra suavidade para seus pesados estudos ficarem leves, ou “eufemizados”. Utilize a Internet para se manter atualizado em tempo determinado, e mantenha-se informado sobre as datas de inscrição dos Vestibulares e datas para pagamento ou isenção, se possível, cole em um local de lembrete!

8 – DICA ( LAZER )

Não se espante com essa dica! Quando tiver seu tão sonhado lazer, fuja desse ambiente estudantil, isso pode te dar uma “estafa mental” pesada e acabar com todo seu planejamento em pouco tempo. Vá jogar futebol, sair com os amigos, passear com o cachorro, visitar pessoas que você gosta, socializar-se, fuja do ambiente fechado, veja o mundo, viva o mundo, sinta o mundo em sintonia com o seu espírito! Quando for dormir, durma de verdade, nada de ficar segurando o sono só porque tem um exercício de física que não consegue fazer, delete todas as perturbações; hora de dormir é pra dormir, depois você pega aquele exercício e tenta resolvê-lo, não é um exercício que eliminará você de uma prova com 89 certas de 90, e sim o cansaço mental e a incapacidade de interpretar algo por “preguiça mental” ou até mesmo, incapacidade cognitiva por acabar com a sua capacidade energética cerebral. Não se estresse, viva uma vida saudável, procure fazer algum exercício físico, visando sua resistência, não é fácil ficar horas sentado e estudando, alimente-se bem também. Eu sei que não é de lazer essa, mas se estiver irritado com os ruídos externos, compre um “protetor auricular”, estude como um bebê, sem interrupções (risos).
Visite a Universidade dos seus sonhos, viva um dia como acadêmico, não espere pelas visitas programadas pela instituição, vá frequentando e tentando conhecer quem já faz parte, tire dúvidas de tudo, já acostume-se com sua nova vida; óbvio que é bom fazer algo (estudar) sabendo que você fará parte do seu planejado (acadêmico da universidade dos seus sonhos), portanto, mais ações e menos promessas.
Converse com sua família, sua mãe, seu pai, seus irmãos, seus avós, seus tios, seus primos (esses, alguns), eles são parte fundamental para construir sua “estabilidade emocional”, deixar você mais confiante e completo, com mais cumplicidade, vindo dos conteúdos aprendidos, o mundo se tornará mais belo, e o vestibular não será mais que uma simples etapa incluída em várias outras que você saberá lidar com habilidade invejável.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Eu não vou mais criar dicas falando como você deve ir na prova, ir para o dia da prova e manter-se antes de ocorrer essa tão esperada possibilidade de mudar sua vida. Porque não farei isso? Porque se vocês seguirem essas dicas estudando em casa, alinhando todos os “eixos” (Saúde, Estudo, Amigos, Lazer, Motivação) vocês terão uma espécie de “estrela completa e equilibrada”, imagine que as pontas da estrela fossem cada um desses itens, qualquer um que você não trabalhasse por igual, a estrela teria deformações, logo, você não iria bem nas provas. Por isso, atente-se nessas dicas, trabalhe bastante todos os pontos, até o lazer, todos eles são importantes para você chegar bem preparado na prova, apenas uma ressalva, atentem-se aos simulados abertos dos cursinhos, vão na fé, com força e confiança de que vocês trabalharam todos esses itens, aos poucos os bons resultados surgirão, toda defasagem será corrigida antes da prova. Mantenham-se firmes, não deixem nunca a “peteca” cair, seguindo essas dicas, é impossível vocês não serem aprovados, pode levar tempo, mas se vocês confiarem, receberei depoimentos de pessoas me agradecendo pela aprovação. Será um ano árduo, mas quem falou que viver é fácil? Imagina, enquanto você está dormindo, ou acordado, seu corpo faz diversas reações químicas complexas para que você continue com sua vitalidade, seu corpo trabalha pesado, ele não merece que o ser pelo qual ele tanto se esforça deixe de viver e de acreditar que sonhar e tornar possível um desejo é algo impossível. Todos nós temos a informação genética da morte, quando nascemos, começamos a caminhar de encontro à ela, mas isso nada mais é que uma passagem, podemos deixar nosso legado nessa transição, você tem uma vida, tem diversos mecanismos que o mantém vivo, terá uma passagem, por esse motivo, merece o melhor e ser o melhor em sua vida, e, sobretudo, deve servir de inspiração, porque a vida é assim, deixamos nosso legado eternizado para que outras pessoas possam acreditar que é possível, porque alguém conseguiu, esse alguém é você! Confie, tudo dará certo, o trabalho pode tardar, mas a missão só será concluída se você iniciá-la! Boa sorte, inscreva-se na página por e-mail ou outras formas, sempre darei essa injeção de ânimo, sou como você e um dia nos veremos nesse caminho lindo chamado: Medicina.

102 comentários em “ESTUDANDO EM CASA

  1. Amei as dicas. Estou pretendo começar a partir de janeiro, colocarei em prática suas dicas.
    Sei que não será muito fácil, visto que me formei em 1984, mas sempre gostei muito de ler e acho que o habito da leitura me ajudará. E , também não tenho muita pressa para chegar lá, se precisar estudarei alguns anos até ter condições de enfrentar um vestibular.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Boa tarde Diário do Vestibulando de Medicina, gostaria de uma opinião.
      Você acha que os livros do poliedro( do ano de 2011) seria fundamental para o meu planejamentos de estudos de 2017? Porque não achei dos anos mais recentes.. Obrigada!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Não sou vestibulanda de Medicina, o curso que quero é Engenharia Ambiental. Engenharia Ambiental não é tão concorrido quanto medicina, porém a nota de corte é alta também, dependendo da universidade, eu não tenho uma base muito boa, estou no 2º ano do ensino médio, ou seja, tenho que ralar bastante. Em contrapartida trabalho pela manhã e a tarde e estudo (ensino médio) pela noite, então só tenho os fins de semanas pra estudar e algumas poucas horas na semana. Conversei com o professor Clementino Neto e ele me deu boas dicas, que estão me ajudando bastante, porém vejo que me falta um pouco mais de organização, não coordeno bem meus horários na semana e nem a fonte de materiais. Mas depois de ler esse post do seu blog decidi seguir suas dicas.
    Por fim, quero lhe dizer que seu site é muito bom, e é bacana ver pessoas compartilhando saberes! Parabéns.. e obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Bruna, muito obrigado por ter gostado do Blog! Olha, te garanto! Se seguir essas dicas, adaptadas ao seu tempo disponível, ano que vem estará comemorando sua aprovação!! Acredite, é possível! Eu trabalho de madrugada, durmo pouco, e faço cursinho e com a organização consigo algumas horas de estudo solitário, eu rendo muito bem! Tudo é questão de organização e força de vontade! Você consegue! Força.

      Curtir

  3. Olá, primeiramente gostaria de agradecer pelo blog, ele tem me ajudado bastante. Esse ano eu estou estudando sozinha, e esse texto está me ajudando a me guiar e me organizar de maneira geral.
    Bom, eu estou com uma dúvida. Eu irei fazer só a prova do ENEM, você acha que o material do Poliedro é indicado para essa finalidade? Percebi que no material tem questões de vários outros vestibulares, ou seja, não é especifico para ENEM, isso é um problema? Se puder me ajudar, ficarei muito grata 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Natali.
      Fico contente por estar gostando do Blog.
      Então, no site você encontra na “aba” “ÁREA ENEM” a opção “||ENEM|| PROVAS SEPARADAS POR MATÉRIAS (2012 à 2014)”…
      Lá tem apenas essas provas segmentadas, por conteúdo. Ex: Física: Cinemática. Tudo o que caiu disso nesses dois anos e que você deverá dar bastante atenção, mas na área ENEM, você encontra as provas de 1998 à 2014, ou seja: todas as provas do ENEM. O que eu recomendo, se precisa de uma dica referente à material, é que você utilize as apostilas do Poliedro para conteúdo, mas a aplicação tem que ser diretamente realizada nas provas do ENEM, se não souber como resolver as provas do ENEM, a princípio, você pode acessar no próprio Blog na “aba” “MATERIAIS ESPECÍFICOS” e na opção “LIVROS DOS APROVADOS EM MEDICINA – PREPARAÇÃO” lá você encontra um PDF do livro “PASSE FÁCIL NO ENEM” do Raphael Gouvea Monteiro, um livro específico do autor que já passou em MEDICINA de todas as disciplinas e acompanhado de um livro de incidências (o que mais cai). Ele conhece como ninguém a prova e uma forma de resolvê-la com eficiência, resolverá a prova com você e te ensinará as estratégias e como aumentar seus acertos na necessidade de Medicina no ENEM.
      Espero que as recomendações sejam úteis, aproveite muito, já que elas que estão fazendo minha nota alavancar, esse ano confio que atingirei minha meta, torço por você, estudar por conta é difícil, requer disciplina, mas se você se esforçar tenho certeza que receberei um depoimento maravilhoso de uma caloura!! Abraços, bons estudos e muita disciplina.

      Curtir

  4. Nossa, adorei suas dicas, muito obrigado mesmo, aposto que elas vão me ajudar muito, eu já terminei o ensino médio, estou fazendo cursinho, mas mesmo assim ainda me sinto muito perdida, não sou de aprender as coisas rapidamente, e as vezes eu me depremia, e pensava em desistir, mas depois de ver suas dicas, vi que nunca é tarde e nem posso deixar me abalar, também sou desorganizada, não sabia técnicas p/ facilitar o aprendizado, amei as suas dicas, sei que iram me ajudar muito, eu também tenho o psicológico fraco, choro muito quando não consigo, mas vi hoje que posso resolver, muito obrigado mesmo , vc faz um trabalho divino, parabéns, que Deus continue te abençoando, e que vc consigo e sei que vai consigui, obrigado, 👏👏👏👏👏👏👏👏
    Ah, como eu faço p acessar o blog? Vi essa parte em um pag d facebook. Beijos 😘😘

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Taize!!
      Fico muito grato por saber que posso contribuir, quando eu comecei tive que aprender tudo isso na marra, não tinha ninguém pra facilitar o entendimento desse processo chamado: vestibular.
      Para se inscrever no Blog e fazer parte, basta clicar em “SEGUIR” lá você cadastra seu e-mail, confirma o recebimento do e-mail de cadastro ativado, nada mais é que um link… A partir daí você fará parte do Blog, sempre que houver novidades você recebe uma mensagem no seu e-mail notificando…
      Beijos, bons estudos e sempre acredite no seu potencial!! Nós somos capazes de tanta coisa, desconhecemos a reserva de potencial que temos, nos momentos difíceis reaprendemos que temos essa força que nunca nos deixará desistir. Beijos.

      Curtir

  5. Suas dicas são maravilhosas!
    Eu optei por estudar em casa, então suas dicas tem me ajudado muito.
    Eu tenho uma dúvida, e acho que você pode me solucionar.
    Porque os planos de estudo Bernoulli não tem uma cronologia específica? As Frentes A, B, C , D, não são para segui-las cronologicamente? Eu tenho essa dúvida, porque começo a estudar um tema em uma semana e na outra o assunto é completamente diferente, ai quis seguir as Frentes por ordem, só que fica estranho com as apostilas. Você poderia me ajudar?
    Como devo seguir o plano de estudo e as Frentes?
    Muito obrigada :))

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Karina.
      Então, fico agradecido por gostar das dicas. Não conheço as apostilas do Bernoulli, mas por experiência, utilizo as do Objetivo, são divididas em frentes também. Vou contar o caso das apostilas do Objetivo, sabe o porquê das frentes? Porque os Vestibulares são muito exigentes e abrangentes, você já pegou aquela questão de potência por exemplo que exige conhecimentos de elétrica, energia e calorimetria, além disso, ainda coloca unidades para conversão, pede o resultado em Kelvin, Celsius, etc. Exercícios muito conteudistas, com intertextualidade, interdisciplinar… Isso faz com que as frentes andem juntas, e, os conhecimentos, por si, acompanhem a complexidade dos vestibulares atuais. Não sei como são as do Bernoulli, mas se forem assim, siga elas da forma que se apresentam. EX, Frente 1 (Termologia e Calorimetria) Segunda. Frente 2 (Eletrodinâmica) Quarta. Frente 3 (Mecânica) Sexta. Isso tudo do caderno 1 que deve durar 1 mês, ou mais. Daí você começa os outros cadernos por frentes, organizando-se da mesma forma. Se forem dessa forma, siga assim. Daí entrarão outras frentes, ex: F1 – Trabalho e Energia. F2 – Ondulatória. F3 – Eletromagnetismo… Etc…
      Espero que tenha sido útil a resposta! Beijos e bons estudos.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Muito Obrigada!!!!!
        Sério, você foi muito atencioso em responder minha pergunta de forma tão completa.
        Agora eu entendi o porque delas andarem juntas a cada módulo. Eu achava que as Frentes tinham que ser estudadas cronologicamente, primeiro a Frente A, depois a Frente B e sucessivamente. Mas agora entendo que uma complementa a outra.
        Mais uma vez muito obrigada, sua resposta foi mais que útil! Sucesso para você, sempre! Beijos

        Curtido por 1 pessoa

      2. Eu que agradeço, Karina.
        Realmente fiquei preocupado…
        A maioria dos cursinhos fazem isso, e olha! Dá muito resultado, as questões ficam mais fáceis, especialmente de Vestibulares não tão exigidos… Isso é preparar para o pior, mas de uma forma que tudo faça sentido e se encontre… O conhecimento, a ciência, são conectados… Nós que achamos que tudo é separado para melhorar o entendimento de forma didática, mas isso não é bom… Estudar da forma que vemos nas apostilas de cursinhos é bom porque você vê a dependência da conexão dos conhecimentos, se você não lembrar de Biologia para falar de Pressão Pulmonar, você conhecerá Física e os conceitos de Pressão… Logo, conseguirá responder e a Biologia fará sentido, se não conhecer tão bem Física, tem os conceitos de Química, se não entende a matéria de forma qualitativa, tem os conhecimentos de matemática que fazem você compreender todo o comportamento subatômico, atômico e molecular…. No final, tudo é ciência… Isso é apaixonante!! *-* rs
        Beijos, bons estudos e força!! Tudo dará certo para nós.

        Curtir

      3. Alexandre, estou com a mesma dúvida da Karina sobre as frentes, e não entendi muito bem a sua resposta. Então devo seguir a ordem das apostilas, ao inves de seguir pelas frentes/assunto? To com bastante dúvida quanto a isso tb!

        Curtido por 1 pessoa

      4. Olá, Gabriela.
        Siga da seguinte forma…
        Cada apostila tem suas frentes para cada matéria, e cada matéria possui módulos, siga o conteúdo de cada apostila de uma forma dinâmica.
        Ex: Siga a apostila 1, termine seus módulos, as frentes (se forem como as do Objetivo) são abreviadas F1 (Mecânica) F2 (Termologia) F3 (Elétrica), após concluir essas frentes, virão outras, ex: F4 (Óptica), etc… Isso tem um impacto importante na sua dinâmica com as matérias, e nos seus conteúdos acumulados para as próximas apostilas. Não pule etapas, após concluir uma apostila com seus respectivos módulos, você poderá ter novas frentes surgindo, como o caso de Óptica (que citei anteriormente). Frente é como se fosse o acúmulo de um Estudo importante, os módulos são as etapas que você caminha nesse Estudo. Quando você conclui uma frente, isso significa que você domina tudo sobre (Elétrica) por exemplo, as frentes e os módulos caminham juntos, pois o conhecimento não é “independente” um do outro, ele se liga, se associa e serve para acumular suas bases, ampliando sua visão sobre a disciplina. O Vestibular mostra essa importância pelas questões intertextualizadas, elas exigem sua “liberdade” na circulação de conhecimentos e associações, é como chegar numa conclusão de que a Força que você terá no P.V=nRT é a Força Elástica, o que ficaria K.X=nRT (a mola seria “empurrada” pela pressão de um gás), isso é apenas um exemplo, o Vestibular exige deduções, que impedem que tudo seja decoreba, você passa a raciocinar, e caminhar pelas disciplinas vendo a importância delas no equilíbrio dinâmico que é a vida. Lembre-se sempre disso, e não pule etapas, as apostilas separadas dessa forma foram feitas para você ter essa visão. Espero que minha resposta tenha elucidado suas dúvidas, desculpa se fui impreciso em algum momento. Beijos, bom estudo!

        Curtir

  6. Estava com duvidas em relação as Frentes também. O certo então, é estudar como está na apostila? Frente a,b, c, d.. e depois começar a outra apostila com frente a, b,c,d de novo?

    Curtir

    1. Sim, Letícia.
      O conteúdo anda alinhado entre as disciplinas, logo, quando chegar na apostila 2, você estará dominando melhor o conteúdo, como você está estudando sozinha, só saia da apostila 1 se compreender bem, ela é a base pra você conseguir compreender e ir bem nas outras.
      Bons estudos.

      Curtir

  7. adorei seu blog, Alexandre!! muito linda sua história, me motivou bastante!! também quero cursa MED, estou no meu segundo ano de cursinho, infelizmente também tenho imensas dificuldades em matemática e física. Porém estou me esforçando bastante, está sendo bem difícil pra mim, mas tenho certeza que todo esse meus esforço vai valer a pena.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado, Nayara! Pode ter certeza, todo esforço vale a pena! Eu era péssimo em Física e Matemática. Hoje são as matérias que eu mais amo e vejo possibilidades de pontuar. Tudo no seu tempo, não desista quando bater o desânimo nas dificuldades em algum exercício, pare, respire e prossiga! Você vai conseguir. Beijos, bons estudos!

      Curtir

  8. Cara, muito bom! Achei muito interessante quando você falou do STOODI eu gostaria de saber o seguinte, você enfatizou três disciplinas Química, física e matemática enquanto no site tem todas as disciplinas(Geografia,história,literatura,biologia, sociologia, português etc), você não falou delas porque são ruins, ou porque as esqueceu? Qual matéria do stoodi você não recomenda estudar por lá? As vezes a gente fica perdido com tato material disponível na internet, gostaria de um prático para não perder tempo.Valew. Sucesso cara!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Lucas, peço-lhe mil perdões por não ter respondido antes. Sempre revejo algumas postagens pra ver se esqueci de responder alguém… Desculpa mesmo!! Então…
      Quanto ao STOODI, eu citei essas três, porque na época era o que eu mais necessitava, acabei não assistindo as outras aulas, sendo que outras aulas como GEOGRAFIA, FILOSOFIA e SOCIOLOGIA, foram as últimas à serem postadas. Mas, pode confiar! O conteúdo do site é muito forte e organizado (de todas as disciplinas), talvez você não goste de algum professor, mas até no cursinho é assim, né? kkkkkk
      Agora, quanto à organização, eles são impecáveis. É que eu realmente tinha mais problemas com Física, Química e Matemática. Quero fechar essas matérias como um NERD fecha o jogo mais “treta” de todos!! kkkkkkkk Boa sorte, eles são os mais organizados que encontrei! Se você achar mais algum, pode deixar a sugestão.. rs
      Abraços, e muito sucesso!!

      Curtir

  9. Cara, gostaria de adiquirir uma conta no Stoodi, mas você ao falar das video aulas de lá, disse apenas das de Quimica, Fisica e Matemática.Entretanto lá tem as demais (historia, geografia,biologia, português) aí eu te pergunto, você não as citou porque são ruims ou porque você as esquceu? Qual matéria do Stoodi você não recomenda estudar por lá? As vezes ao procurar por materiais de estudo no youtube fico meio perdido pois são muitas, gostaria de fontes mais contudentes por isso optei pelo Stoodi. O descomplica é bom, mas não passa confiaça, você nunca sabe se está estudando tudo, porque são tantos planos… Mas é isso aí… obrigado. Suceso Mano!( caso você encontre outra pergunta igual a essa, faça o favor de excluir, estava dando erro aqui, não sei se foi enviada)

    Curtido por 1 pessoa

  10. Olá,
    Imensamente grata pelas dicas, mas ainda tenho uma dúvida. Estudei todo o E.M. em escola pública e, depois, estudei por dois anos em um bom cursinho que me deu muita base ,mas, infelizmente, não passei. Então, neste ano optei por estudar em casa. Olhei algumas plataformas de aulas online e o Descomplica me parece ser a melhor opção. No entanto, são poucas aulas por dia, apenas quatro, de segunda à sexta. Diante o exposto, o que você me indicaria fazer? Quero aprofundar mais o estudo das matérias.
    Obrigada e parabéns pelo blog.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado, Heloiza!!
      Eu indicaria pra você o “Stoodi”, tem muitas aulas e todas já postadas. É organizado e os professores de exatas são maravilhosos. Tem todas as matérias. Ou se preferir, também tem o VestCursos… É muito forte e tem um cronograma e material específico pra quem vai prestar Medicina.. Ele é o mais carinho, mas eu achei muito bom… São minhas melhores opções. Beijos e boa sorte na escolha!!

      Curtir

    1. Então Heloiza.. Não conheço bem o Descomplica… Só uma vez usei o Login do meu Amigo.. E não curti tanto…
      O Stoodi eu sei que é bom porque usei durante 1 ano, em 2015.. E complementou perfeitamente meus estudos do cursinho. Dizem que o Vip do Descomplica é muito bom.. O VestCursos também é excelente.. Então o que eu diria pra você (se tiver condições) é comprar a coleção de algum cursinho forte (Objetivo, Poliedro, etc..) E acompanhar com esses cursinhos online. Eu iria fazer isso esse ano… Decidi fazer o cursinho por motivos práticos… Se puder, essa opção resolveria o problema dos exercícios. Você teria vários por conteúdo. Stoodi dá pra assinar por um mês, acho que é 19 reais… Os outros também acho que dá pra assinar avulso só por um mês pra fazer um teste.. Faz isso, faça um teste pra ver com qual você se adapta melhor, e fecha com o que achar melhor. Quanto às específicas, se quiser gabaritar em Biologia.. O Biologia Total é muito forte. Boa sorte na decisão. Beijos.

      Curtir

  11. Oie, assinei o Descomplica e não achei bacana porque tem muito marketing e pouca qualidade e organização. Então, cancelei a assinatura e acabei optando pelo Stoodi, Física Total , Química em Ação e Biologia Total, esses sim são bons para quem quer medicina e está estudando sozinho.
    Obrigada pelas dicas, bons estudos e muita luz na sua vida!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sei que você encontra pessoas que vendem na Web pelo “mercado Livre”, ou até mesmo de alguém que passou em grupos de Vestibular. Em locais externos, você encontra em sebos… Mas, tem que procurar muito.. É melhor procurar alguém que passou em grupos do facebook como o Projeto Medicina… etc. Joga uma pergunta lá, que o pessoal responde.

      Curtir

  12. Olá,
    Alexandre não sei se começo te agradecendo ou te parabenizando,dicas super claras; e quantas dicas, de tudo que busquei para estudar vestibular sozinha ,nunca encontrei algo assim tão completo e com tantas opções…
    Obrigado
    Salvou minha Vida 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  13. Estou no 1Ano do EM, estudo na Etec, e há muitos alunos que passaram na FUVEST (meu objetivo) em medicina, claro. Eu queria uma dica: baixei varias apostilas (Usp, objetivo, UFSC) e estava pensando em imprimir para começar a estudar aos poucos, mas também vi muitas pessoas que compraram livros didáticos e estudaram por eles. Não sei o que eu faço e queria uma dica, se eu imprimir as apostilas, creio que ficará mais em conta, mas também nem sei qual dessas apostilas eu imprimo… KKK ME AJUDA AI!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Então, Luana…
      Primeiro, decida-se. Depois, se optar pelos livros vai estudar bastante e ir bem. Mas, será suficiente para a FUVEST? (pra mim não funciona assim). O que eu faço. Estudo os conteúdos pela apostila do Objetivo, e depois complemento com os exercícios da FUVEST. E todo final de semana faço uma prova da FUVEST… Faça a sua escolha, e invista. A minha eu fiz, mas, sinta-se livre pra fazer sua escolha sem influência. Esse método funciona perfeitamente pra mim, descubra qual funciona melhor pra você, pois ainda temos bastante tempo.

      Curtir

  14. Você acha que ta muito tarde pra começar a rstudar sozinho? Eu tenho uma base razoavel em humanas e biologia, tem coisa que eu só reviso mesmo. Mas meu problema maior é exatas, fiquei de janeiro até março aprendendo os onteúdos do fundamental e perdi muito tempo. Esse mês de abril eu passei me adaptando, mas quase não estudei. Pelas minhas contas ainda da tempo praver os conteúdos e ainda fazer uma revisãozinha antes do vestibular, ms to com medo. E me sinto atrasado pq a mioria do pessoal comecou em janeiro já. Socorro

    Curtido por 1 pessoa

    1. Então, Jhonatan.
      Diria pra você que tempo, todos nós temos. Ainda estamos em abril.
      Mas, diria pra você não se pressionar tanto, já que Medicina é um projeto de 3 anos pelo menos.. Obviamente, isso não significa que você levará os 3 anos. Isso é uma média e um alívio psicológico. Faça o máximo pra passar agora, mas lembre-se do projeto de 3 anos. Pra não bater o nervoso.

      Curtir

      1. Então, cara. Na real eu quero economia, mas meio que to estudando como se fosse prestar med mesmo, pra garantir um bom desempenho na Fuvest, acho que só vou prestar medicina na UNESP mesmo por ser mais tranquilo e meu desempenho ser melhor no vestibular da Vunesp. Mas então, será que da tempo de ver todo conteúdo até o dia 27 de novembro? Isso ta me deixando paranóico. Sobre o que você disse dos 3 anos pra se preparar pra Med, eu penso assim tbm, porque qualquer detalhe mínimo que você deixe a desejar na segunda fase é o suficiente pra não ser aprovado, mesmo sabendo todo o conteúdo.

        Curtir

  15. Olá!
    Eu tranquei o meu curso de ciências contábeis, pq quero tentar medicina. Eu prefiro ficar estudando sozinha em casa, sem ir pra nenhum cursinho e pretendo assinar o stoodi. Você acha que é uma boa maneira de estudar em casa? Pq tipo, eu tenho algumas dificuldades em quimica e fisica, pretendo tirar minhas dificuldades através de vídeo aula, será que vou ter um bom rendimento? Eu estou muito perdida, não sei por onde começar, não tenho nenhuma apostila, não tenho nada. Então, eu vou começar totalmente do zero. Será que eu começo a estudar a partir desse mês de outubro ou inicio em janeiro do próximo ano?
    Por favor, me ajuda, estou muuuito perdida.

    P.S.: AMEEEI O SEU BLOG!!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Então, Laura. Parabéns pela coragem.
      Seria interessante (se estiver bem descansada) começar ainda esse ano, se não for possível pelo cansaço, começa em janeiro. O Stoodi é sensacional, já utilizei. Pra Física, Química e Matemática, acho que são as melhores ferramentas de ensino da Web, fora que tem todas as matérias. Daí eu me pergunto… Para quê cursinho? (cursinho ajuda na organização, mas tira muito do tempo produtivo, não querendo menosprezar, mas hoje prefiro estudar sozinho). Então, no Stoodi tem os exercícios pra resolver, você tem listas na Web e as provas separadas no GRUPOEXATAS. Se quiser saber de apostilas, procura em Sebos, você encontra as de cursinho. Ou até veja doações… Hoje em dia com o monte de recursos só não estuda e não consegue quem realmente não quer nada da vida. Então aproveite!! E força, você consegue. Insista.

      Curtir

  16. Olá,

    este foi o primeiro post que li a respeito de medicina.
    Sou formada em publicidade, ja fazem 3 anos. Trabalho como representante farmacêutica e estou de decidida a cursar medicina! A vontade veio através deste convívio diário com os médicos.
    Mas estou muito confusa. É possível começar do 0 um vestibulando? Por onde começar? O que aprender primeiro? São tantas perguntas que perdida é pouco para este sentimento.
    No meu caso, longe de livros e estudos por quase 3 anos, você acha também melhor começar os estudos em casa? Qual roteiro seguir? Ou talvez um cursinho ajudasse… enfim, vou agradecer muito tua ajuda.
    Pelo que li, a média é de 3 anos para passar. Quero muito!
    Obrigada, vou acompanhar teu blog.

    Curtido por 1 pessoa

  17. Para o ENEM, você me indicaria…
    Apostilas: Bernoulli x Poliedro
    História: Stoodi x Me salva x Descomplica x QG do enem
    Português: Flávia Rita Gold x Stoodi x Me Salva x QG do enem x Descomplica

    Curtido por 1 pessoa

    1. Então, Igor Monteiro, responderei baseado naquilo que conheço… Eu vi as apostilas do Bernoulli, achei maravilhosas, tem a seção Enem e tudo mais, mas na boa… Depois que vi a Coleção do Poliedro, o método deles… Os exercícios de revisão, os propostos, os complementares, o resumo final.. Cara.. Te manda pra apostila do Poliedro! O sistema deles é bem eficiente. Posso afirmar porque utilizo o material como complemento.
      Quanto as aulas… Prefiro História do Stoodi. O Professor é maravilhoso e estudei por lá ano passado, obtive mais êxito lá que no cursinho, então posso te indicar. Na verdade, cara.. Stoodi é bom em todas as áreas, mas as mais fortes são: Física, Biologia, Química, Sociologia, Geografia, Matemática (Professor Paulo e Daniel), Português é bom também, mas a análise literária das obras da Fuvest, achei meio superficiais… Nada que você não possa aprofundar nas análises feitas pelos cursinhos (livros de análise). As outras aulas que não citei não são ruins, são boas. E me ajudaram também. Mas, poderiam aprofundar mais…

      Sobre os outros…
      Já assisti algumas aulas do Me Salva, mas sou muito do “ter uma lousa e ver o professor..rs”, da Flávia, não conheço… QG ENEM vi pouca coisa, mas o fato de focar exclusivamente no ENEM perde o atrativo, já que o principal foco (pelo menos pra mim) é Fuvest… E Descomplica vi algumas aulas, gostei.. Mas… Quando pedi o login do meu amigo pra acessar e ver.. Achei o site deles meio desorganizado, o que me fez não assiná-lo. Já que tenho Transtorno, e preciso das coisas bem organizadinhas pra não me perder e não me irritar… kkkkkkkkkkkkkk Stoodi é um primor em organização, isso agiliza muito os estudos. E Biologia Total (já que não vi você citar) não tem pra ninguém!!! O Jubilut faz um trabalho Profissional, realmente, cara.. Impossível ir mal numa prova aprendendo Biologia por ele, ele faz mais pelos alunos que os cursinhos mais elites fazem.. Vale muito a pena. De alguns canais gratuitos que acesso com frequência pra ver algo… Tem o “Canal Física” do Professor Boaro, esse cara está fazendo um trabalho engenhoso e de graça.. Meu, vale a pena conferir! Tem o Matemática Show do Abraão.. Esse cara é foda! As aulas que achei insuficientes no meu cursinho, depois de assistir por ele, nunca mais esqueci. O cara é mestre. Bom.. São esses…. rs Se quiser um bom também, pesquisa o IESDE. Ele também é bom, você acha aulas no Youtube, mas ele é um cursinho pago e online. Então, o que você mais tem são opções. Tudo depende de você!! rs Abraços e Sucesso.

      Curtir

  18. Olá Alexandre. Muito bacana sua dedicação em compartilhar o que vc ja sabe. É muita generosidade da sua parte, pois demanda tempo. Estou interessada em contratar os serviços de um cursinho online. Vc acha que vale a pena? Conhece algum específico para Medicina?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Então Flavia, conheço o Biologia Total (na minha opinião, o melhor pra Biologia) sou aluno. E também, tem o Stoodi (pra todas as matérias). Mas, na segunda opção, para um cursinho de todas as matérias.. Se você pode gastar num cursinho online… O VestCursos é maravilhoso e tem cursos isolados pra quem quer Medicina!! Eu faço Biologia Total e Stoodi. O importante é ter um bom material e aulas bem fragmentadas e organizadas, pra poder pôr seu estudo em prática! Bons estudos!!

      Curtir

  19. Olá! Queria tirar uma dúvida..ganhei o material de cursinho do COC de 2013 de uma prima e assinei stoodi, jubilut e química em ação. Acabou que fiquei um pouco perdida. Não sei se faço os exercícios do jubilut ou do material do coc. E tbm na parte de química ocorre o mesmo problema, já que eles tbm têm listas. Acho que fazer os do COC + os dos sites vou gastar muito tempo né? Poderia me dar uma dica de como me organizar? Obrigada e adorei suas dicas desse post!

    1. Então, Carla! Cheguei a ter o mesmo problema que você. O que eu faço é o seguinte: para as matérias que estudo pelos cursinhos onlines, dou prioridade pras listas deles. Daí, na revisão.. (faço revisão diária, pra não esquecer de nada) Utilizo as apostilas do cursinho como complemento de exercícios. Meu.. Só um exemplo.. O Material do Biologia Total, as Listas de exercícios, o Simulado de 10 questões.. Na boa.. É um suporte incrível. Agora, como somos vestibulandos, e nunca estamos satisfeitos e queremos mais… rs As apostilas podem servir como complemento! Se você se sentir insegura com algo, achar que só aquela teoria foi insuficiente.. Veja a da apostila, se você pensar que a Lista do Stoodi teve poucos exercícios.. Resolva os exercícios das apostilas, que condiga com o que você estudou! Não precisa bitolar em seguir certinho a apostila.. Você tem que priorizar o cursinho online, senão se perde… Experiência própria. Os profissionais desses cursinhos são muito bem instruídos quanto à metodologia de ensino aplicada. Então, siga eles e utilize as apostilas como complemento. Pra não se sobrecarregar tanto. Fazendo assim, você nunca ficará sem listas de exercícios e sempre que quiser aprofundar mais, tem a teoria e as listas da própria apostila. Tudo depende do seu autoconhecimento de saber quando o conhecimento foi interiorizado, ou se você precisa de mais manutenções, ou até se precisa de mais fontes! Tudo depende de você. Beijos e bons estudos!!

      Curtir

    2. Olá Carla, vi que você disse que assinou o quimica em ação e gostaria de pedir um favor, estou estudando pro enem só que não sei por onde começar, se você puder me passar a lista de temas abordados em química e a ordem eu agradeceria.

      Curtido por 1 pessoa

  20. Olá amei suas dicas, estou indo iniciar o 2°ano do ensino médio, e pretendo ficar estudando em casa porque tenho uma meta de tentar conseguir passar em medicina ano que vem quando terminar de cursar o 3°ano. E gostaria de uma dica sua de qual apostila eu estudar, eu havia começado a estudar pela bernoulli, mas quero uma dica sua de qual seja a melhor.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Então, Rayssa. Escolha uma apostila e foque-se nela! A do Bernoulli é ótima. Eu particularmente, gosto mais da do Objetivo e do Poliedro… Acho elas mais densas, pois focam muito no vestibular da Fuvest. Mas, você tem muitas opções. Veja o Vestibular de preferência, e escolha uma! Se focar só no ENEM, a do Bernoulli (com seu empenho) já é suficiente. Mas, se for outros Vestibulares e a Fuvest, recomendaria Poliedro, Objetivo, ou até mesmo a do Hexag (você encontra na WEB, digitando no google). Tudo depende da sua aplicação na resolução de exercícios, na incorporação teórica e na resolução de provas antigas!! Beijos e sucesso!

      Curtir

  21. olá! você me fez chorar no final! Eu fiz engenharia logo depois do EM, e aos 27 anos estou me descobrindo uma apaixonada pela medicina, tanto que mudei todos os meus planos, e sonho todos os dias com essa conquista! Não tenho condições de estudar em uma universidade particular, logo preciso passar em uma pública. Sei que o desafio é enorme, porém não impossível, e esse artigo foi maravilhoso e caiu como uma luva visto que, por não ter condições de pagar um cursinho, vou estudar em casa. Te agradeço a dedicação em ajudar pessoas como eu, ajuda muito!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito obrigado, Mariana!! Lute. Tenha empenho, dedicação, aplicação e organização; só confie em você. Porque as pessoas externas tentarão afetar a sua pessoa interna, mas você precisa ter consciência de que é capaz, todos nós somos quando decidimos dizer em alto e bom som para nós mesmos que é possível. Você não precisa provar nada para ninguém, só para você mesma. Se outras pessoas conseguiram, por qual motivo você não conseguiria? Então, lute, só você pode tornar esse sonho palpável. Boa sorte!

      Curtir

    1. Então, Hellen. Tudo depende do seu horário disponível, sua carga total, quantas matérias já faz, etc. Atualmente, estudo três matérias apenas! Estudo por turnos. Primeiro turno 4 horas (Início da tarde), segundo turno 4 horas (tarde/noite até 20h) e terceiro turno (madrugada – no meu trabalho 4 horas, das 1h às 5h). Durmo das 6h30 às 11h30. Tudo depende da sua flexibilidade. Só oriento uma coisa… Mais de 4 matérias por dia é um exagero absurdo… cuidado!! rsrs Você precisa ter um tempo longo pra cada disciplina, pra estudar a teoria e finalizar os exercícios!! Senão, dificilmente renderá! Analise bem o que está fazendo… E boa sorte!! Direcione mais tempo pras matérias que tem mais dificuldade.

      Curtir

  22. Olá Alexandre!
    Estava buscando informações sobre estudar para o vestibular “sozinha” e encontrei sua página… adorei! Muitas dicas úteis!
    Queria uma sugestão, já sou formada mas decidi mudar de carreira…faz 11 anos que saí do ensino médio e mesmo assim estou bastante habituada a estudar por conta. Pensei em comprar as apostilas do Objetivo e assinar o Stoodi e outros cursinhos online. Minha dúvida é se depois de tantos anos sem contato com as matérias eu conseguirei retomar sozinha. Você acha possível? Ou seria melhor partir pro presencial?
    Obrigada

    Curtir

    1. Então, Manoela. Como você tem o hábito já de estudar sozinha, então possui maturidade pra ter responsabilidade e rotina! O importante é ter frequência e mantê-la. Recomendo imensamente as apostilas do Objetivo, são ótimas. Também recomendo o Stoodi. Eu utilizo a plataforma deles e posso dizer pra você que é tão completa, organizada e aprofundada, que não há necessidade de cursinho presencial (se você tiver organização e empenho). Eu já usufruí de outras plataformas, mas na boa? A única que se adequou às minhas necessidades foi a do Stoodi. Como você voltará a estudar, precisará rever alguns assuntos básicos, das exatas, certamente.. Então, posso afirmar com plena convicção que o Stoodi é uma opção inteligente. Aprendi Matemática por lá. Desde assuntos muito básicos. Lá tem uma filosofia de nivelamento, de forma gradual, tudo no seu tempo. Pode ter certeza que ao utilizar a plataforma você saberá que minhas palavras são de quem conhece e utiliza. Por isso nem fiz cursinho esse ano, porque me dá tempo fazer assim. E posso aplicar esse tempo em exercícios. OBS: No stoodi também tem Banco de exercícios – todos com resolução em vídeo, caso você não acerte -, além de ter monitoria todos os dias! Também tem correção de duas redações mensais, então, sinceramente? Recomendo muito! Desde que você tenha organização e empenho pra criar uma rotina de estudos! Eles fazem planos de estudo flexibilizados ao seu horário, então, se você não souber criar calendário, essas coisas, nem esquenta, dá pra fazer isso na plataforma deles! Iniciando você assiste as aulas, e após cada aula, tem alguns exercícios propostos de fixação dos assuntos, fora o banco de questão de cada matéria divididinho… Então, vai na fé! Entre de cabeça nos estudos, porque é possível SIM!! Quem diz que não é, ou nunca venceu na vida, ou não quer que você vença! Vá em frente! Corra atrás dos seus sonhos! Sucesso e se precisar é só mandar uma msg nos comentários que vejo. Abraços.

      Curtir

      1. Muito obrigada pela resposta e pelo incentivo!
        Mais duas dúvidas rsrsr: se eu utilizar apostilas de 2014 serão muito desatualizadas?
        Vi vc falar em comentários anteriores sobre as frentes das apostilas do Objetivo, o ideal seria estar numa mesma frente em todas as matérias? Por exemplo; F1 de Biologia, F1 de Matemática e seguir um cronograma de forma que estejam sempre numa frente de mesmo número?
        Obrigada novamente!

        Curtir

  23. Alexandre,
    Estou muito feliz de ter encontrado alguém que explique com tanta clareza como estudar sozinho.
    Na verdade, acho que todos sabemos esses passos (não tem nada de misterioso) mas queremos alguém que os verbalize e diga que “Sim, é possível”
    Meu caso é um pouco diferente dos relatados nos comentários, eu curso o terceiro ano do ensino médio e esqueci de fazer a inscrição do ENEM.
    Sei que os julgamentos são inevitáveis, e não tentarei me defender ou justificar( não tem justificativa. Só quem me conhece sabe que nunca fui irresponsável em relação aos estudos.
    Tentarei UERJ e Unesp esse ano, mesmo achando que não tenho condições de passar.
    Meu pai não está muito contente com a situação( ele não me dirige a palavra desde o dia 19 de maio) e disse que não pagará cursinho pra mim ano que vem.
    Tenho sorte de ter muitos amigos, professores me apoiando, minha coordenadora que está sendo uma verdadeira mãe.
    Moro em Pernambuco e minha viagem será paga pela escola para fazer as provas.
    Obrigada por me mostrar que existe uma opção!! Mesmo que não consiga esse ano( fico triste em decepcionar quem ainda acredita em mim) estou cada dia mais perto. Como diria meu professor de fisica
    “O vestibular é uma fila, e fora a fila do SUS,que parece que não anda nunca, todas as outras alguma hora vão lhe colocar na frente”

    Curtido por 1 pessoa

    1. Não quero que pense que sou invejosa nem nada. Mas recebi a notícia que minha melhor amiga, que tem 16 anos como eu, passou em primeiro lugar em uma universidade particular daqui de Recife. Estou feliz DEMAIS por ela, mas tenho medo de que isso nunca aconteça comigo!
      Meu pai ficou decepcionado quando viu o que Aninha conseguiu e a filha dele nem fez a inscrição do vestibular !

      Curtido por 1 pessoa

      1. Bom, quanto à isso, Brenda.. Retomo ao que foi dito anteriormente.. Não é interessante se comparar com outras pessoas. Até porque, um fato verídico e até redundante, é que no vestibular a maioria reprova. Desse modo, não é difícil antever o quão difícil serão os processos que virão.
        Existem e nunca faltarão casos de pessoas que tiveram aptidão e conseguiram contrariar a “natureza do vestibular” a que me referi, mas, não adianta se comparar com esses casos. Porque, são exceções. Não são a regra. Contrariam a realidade comum da maioria das pessoas que prestam vestibular de medicina e sabem como é difícil buscar equilíbrio emocional, físico e estudantil. O tempo, obviamente, é relativo entre os vestibulandos. Mas, os números não trazem as exceções como regras. Então, centre-se só no seu desenvolvimento. Você é o cerne. Sua versão de ontem é a que precisará derrotar hoje. Sendo assim, sempre pense em se desenvolver, sem se contaminar com os resultados dos outros. Só você pode se ajudar. Lute pra provar o contrário aos que duvidam de você. Lute pra se provar o contrário, pra matar a insegurança e pra vencer os medos que tem hoje. Pode ter certeza, se o cerne for o seu desenvolvimento, você andará progressivamente para encontrar a aprovação que almeja.

        Curtir

    2. Sim, Branda. Sempre há saídas. E muito mais importante que qualquer característica inata, é o esforço… Essa é a única força motriz que não te deixará andar de forma retrógrada, e ter uma marcha progressiva, avançando na fila que quer avançar. Então, continue focada. No seu ritmo, se apegando aos seus avanços internos, sem dissipar suas atenções com comparações externas. Aos poucos você verá que é possível conseguir sua vaga. E com relação a tempo, isso é a coisa mais subjetiva de todas. A única certeza é que quando num conúbio consigo, você resolve se dedicar verdadeiramente, o tempo pode correr mais pra você. Então, tudo depende do seu empenho e da sua autoconexão.

      Curtir

  24. Fala Alexandre, td bem?
    Primeiramente muito obrigado pelas dicas e por expor sua experiência nessa difícil tarefa que é estudar para o vestibular, ainda mais Medicina… Tenha certeza que está realizando um ótimo trabalho e ajudando muita gente!

    Eu cursava ADM em universidade particular, mas nunca foi o curso que realmente desejava … Terminei o ensino médio relativamente tarde e por pressão social, trabalho e família entrei no primeiro curso que veio a mente… Mas enfim, agora quero tentar algo que realmente gosto, que é Economia e quero passar na FEA USP. E para isso estou estudando sozinho.

    Estou me organizando e suas dicas tem facilitado a escolha de alguns caminhos… Porém surgiu uma dúvida.
    Eu comprei o material do POLIEDRO e baixei na net um cronograma de estudos (organizado por assuntos de cada disciplina com as materiais que devo estudar todo dia), chamado “31 semanas” criado pelo pessoal da VestGeek, baseado no conteúdo das apostilas.
    Mas como vou estudar por conta, quero complementar esse material com vídeo aulas dos cursinhos pagos, por ex: Vestibulandia, Biologia Total, Stoodi e etc.,.

    Você acha melhor, utilizar as apostilas do poliedro e o cronograma 31 semanas como base, e utilizar os cursos pagos somente como complemento para assistir as vídeo aulas? Ou devo seguir o cronograma/planejamento dos cursos pagos como base?

    Valeu, abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Então, Emerson Maia. Ótima dúvida a sua! Foi uma dificuldade que encontrei quando iniciei os estudos sozinho esse ano. Inicialmente, acabei seguindo meu planejamento e consegui finalizar por ele. O que foi ótimo! Mas, quando iniciei a revisão (em meados de agosto), acabei programando o site do Stoodi pra orientar minha revisão, coloquei um plano de estudos deles e segui. Acabei vendo que teria sido mais proveitoso se tivesse usado o plano de estudos do Stoodi e complementado a lista de exercícios com a coleção do Objetivo. Sabe por que digo isso? Porque transpirei muito pra me organizar, pra ficar encaixando os assuntos e alimentando planilhas. Foi bem desgastante. O tempo perdido nisso teria rendido bem mais se tivesse confiado no método deles e seguido. Sem me preocupar tanto com planilhas e mais nas provas, etc. Não que isso tenha atrapalhado meu rendimento, mas, quando comparei minha produtividade no meu método metódico planilhado, vi que quando estive livre de todo esse rigor (seguindo a revisão deles), foi tudo mais proveitoso (está sendo). Então, é uma incógnita… ushaushaus Mas, pra não entrar em desespero.. Porque esperava uma resposta.. Te dou um caminho.. Ambos os métodos são ótimos. Mas, independente de qual for seguir.. Entra de cabeça e confia nele! E não tenha medo de mudar coisas pontuais que não estejam dando certo. Uma coisa que fiz muito esse ano, foi mudar tudo o que não deu certo. Sem nenhum receio. Até encontrar o que dava mais certo pra mim. E veja! Após terminar meu plano próprio, agora estou seguindo o do cursinho online pago. E estou pasmo com meu rendimento. Não sei se é porque é a segunda revisão, mais rápida e mais sedimentar.. Não sei se é experiência.. Não sei.. rs Mas, a única certeza é que está aparando arestas que pensava que estavam em primazia. Só que vestibular é isso.. Treino, mudança, re-treino, ajustes, adaptações, flexibilizações, em busca do melhor resultado! Então, independente da sua escolha.. Seja firme no que definir, mas, (mesmo que soe contraditório), flexível pra saber quando um ponto está fazendo água. E trabalhe nisso! Pense no melhor sempre! Sem medo de ousar.

      Curtir

  25. Alexandre, obrigado pela atenção e retorno!

    Realmente “não existe receita de bolo” pra estudar …
    Temos que raciocinar um método, tentar aplicar e adaptar à nossa realidade.
    Como é a primeira vez que vou me arriscar em estudar tudo sozinho, tenho pesquisado inúmeras formas de estudar com o pessoal que já passou por isso ou está passando…Mas sinto perder muito tempo teorizando métodos sem aplica-los.
    O lance é parar de planejar tanto e botar a mão na massa … Não tem jeito.

    Eu optei por estudar via apostilas do poliedro (será a base) com o roteiro montado pelo pessoal da VESTGEEK pois verifiquei que contém todo o conteúdo das apostilas. E pelo que pesquisei, as apostilas contemplam todo o conteúdo cobrado pelo ENEM (que será o meu foco). “Agradeço se puder confirmar isso”.
    Meu único receio é o planejamento não ser o mesmo seguido pelo pessoal do POLIEDRO (em sala), na questão da ordem das matérias e disciplinas estudadas. Ao menos precisa ser uma sequência lógica. Pois nas apostilas a divisão é por [F]rentes e [C]apítulos.

    No roteiro de estudos está dividido da seguinte forma:
    Ex.: SEMANA 1 – Matemática – Assunto “Teoria elementar dos conjuntos” F1 / C1.
    Mas o que me deixou em dúvida é que na sequência, na mesma semana, vem novamente matemática só que agora F3 /C1. Ou seja, não se se isso é lógico, pois a matemática é a matéria mais sequencial …

    Por acaso você conhece as apostilas do POLIEDRO e esse roteiro de estudos criado pela VESTGEEK?

    Outra dúvida é sobre as revisões … É sabido que existem diversas teorias sobre a retenção de conhecimento…Como a curva do esquecimento, por exemplo. E de como o nosso cérebro precisa de revisões para manter o conteúdo aprendido na memória de longo prazo …

    Pensando de forma prática, pensei em fazer a revisão de tudo aprendido na semana, aos sábados e domingos desta semana. E depois revisar todos os assuntos faltando uns 2 meses para a prova.
    Mas claro que eu vou priorizar exercícios para fixação …

    Como você trabalha essa questão das revisões? Principalmente as vésperas da prova?

    A melhor coisa de estudar sozinho é o autoconhecimento e a disciplina desenvolvida no processo. E isso você pode aplicar em tudo na vida…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Então, Emerson. Vamos lá.. Sim, a Coleção do Poliedro cobre todo o panorama do ENEM, então, pode ficar tranquilo. Sobre a roteirização é normal aparecer sim. Darei um exemplo que acontecia no Objetivo também… F1/CAP1 (Vetores) ferramenta que será últil em F3/CAP1 Eletromagnetismo.. Já que precisará de vetores. Não são esses os assuntos. Mas, é separado por frentes pra você ver assuntos que são fundamentais em consonância, pra não ver nada solto.. Do tipo, ver Logarítimo numa semana e na outra Potenciação. Não faz sentido…rs Pra ver Logarítimo, é preciso antes ter visto Potenciação, Radiciação e Fatoração… Daí, a importância de seguir essa divisão. Porque cada frente abrange uma gama de conteúdos intrínsecos que serão úteis para o avançar da matemática ou quaisquer matérias como um todo. São ferramentas fundamentais. No Objetivo, geralmente F1 em matemática é álgebra, F2 Trigonometria e F3 Geometria… Mas, varia de cursinho. O importante é ter consciência de que o planejamento é feito pra não existir essas divergências ilógicas. Para os eixos de cada disciplina caminharem alinhados!
      Respondendo a última indagação: sobre revisão pra você pode ser útil seguir assim, matéria e final de semana revisão. Mas, não funcionou pra mim uahsuhasuahsuah Eu fiz assim… Estudava os assuntos na semana, final de semana tirava alguns atrasos e aprofundava alguns tópicos que tinha mais dificuldade, e na semana sempre conseguia terminar alguns assuntos muito rápido, assuntos que tenho mais facilidade, isso acontece sempre, daí, o tempo extra fazia revisão de uma forma inteligente.. Resolvendo listas (não dava pra resolver tudo, então, tentava fazer pelo menos um exercício de cada assunto que estudei, ou que achava mais importante ficar vendo sempre, porque tenho mais facilidade de esquecer), daí, fazia muita prova por semana, o que ajudava a fixar. Mas, selecionava provas… Comecei o ano por provas mais fáceis [cheguei a resolver ETEC (risos)] e ia fazendo uma gradação crescente em dificuldade de provas. Quando acabei os assuntos, em meados de agosto comecei a revisão final.. Revisão essa que estou fazendo atualmente. Daí, programei o Stoodi pra montar pra mim. Eles colocam todos os assuntos. A diferença é que os assuntos que são mais importantes para as provas que filtrei como as que quero, ele coloca o assunto inteiro, pra ver aula e resolver exercícios, isso mais pra exatas… Daí, os assuntos mais simples e que menos apareceram nessas provas, é só a aula de revisão com os exercícios. Além disso.. Resolvo listas também de revisão… Essas listas pego conforme as apostilas, a web, etc.. Já cheguei até a refazer exercícios mais complexos pra ver meu tempo, se melhorou, etc. E uma coisa que vale extremamente na revisão.. Nos últimos dois meses e meio (acho o melhor tempo) antes da prova.. É resolver prova quase todo dia! Então, vai ter que imprimir muita prova cara.. Já prepara a impressora. Mesmo que você repita algumas provas, não importa! Você tem que se acostumar ao formato, ao tipo de questão, ao tempo.. E toda a filosofia de determinadas provas. E acostume-se a resolver questões escritas de já! Eu só vou começar a focar mais nas provas escritas depois de ter feito as provas da primeira fase.. No início de dezembro, por isso foi importante ter trabalhado desde o início do ano questões escritas. Pra não ficar nervoso agora… rsrs
      Estratégia, cara.. Siga as melhores pra você.. E seja eficiente! Não perca tempo segurando matéria.. Tem que consumir o máximo de assuntos possíveis. Se estagnar muito tempo em algo.. Isso embola tudo.. Eu sempre avancei.. Sempre sobra tempo pra aprofundar.. Exemplo: Plano inclinado eu tinha certa dificuldade… Daí, não peguei totalmente… Mas, sempre que sobrava tempo.. Independente da semana.. Eu voltava e tentava entender e resolver questões.. Chega uma hora que entra! Então, além da parte involuntariamente burocrática.. Você vai ter que ter jogo de cintura pra fazer essas coisas.. Flexibilize sempre.. E não dependa apenas de sistemas. Tem que dar uma humanizada.. Senão você não consegue chegar com densidade nos assuntos mais relevantes e que você precisa direcionar mais esforços.. Desculpa o texto imenso… Os erros.. Acabei de sair de uma prova e ainda estou meio zonzo.. Prova é uma desgraça uahsuahsuahs. Você faz, mas independente de ter ido bem, sempre sai zoado… uahsuahsuahsauh Você fez uma perfunta boa! Por isso respondi de forma alongada.. UASUAHSUAHSUAHSUAH vai que alguém releia os comentários. Poderá ajudar!
      Abraços e sucesso cara!! Firme e flexível. Paradoxal, mas, preciso. Metódico e humanizado. Os opostos complementares são sempre mais proveitosos.. rs

      Curtir

    1. Muito obrigado, Vitor! Então, vou ser bem sincero com você. Eu não estudo inglês. Não se espante, nunca fiz um curso de inglês, mas, também não é por isso que saio chutando feito louco… Calma! Eu não contabilizo inglês nas minhas provas, mas, pra treinar, resolvo só quando faço simulados (fiz quase todo dia), eu focava nos assuntos que conhecia, porque leio muitas notícias internacionais (não em inglês), mas para conhecimento de mundo. E como resolvo? As questões de inglês que foco (Fuvest) possuem um formato muito tradicional, elas são construídas de uma forma muito consolidada. Com exceção das questões de gramática inglesa (que não tem como, dependendo tenho que chutar mesmo), as de interpretação eu pego pontos notáveis do texto. Além do conhecimento prévio do assunto, que ajuda, se você conhece estruturas textuais, a função do texto, o porquê dele ter sido feito, ou para que público se direciona, você já adianta essa parte. Daí, conhecendo a estrutura, os parágrafos, você destrincha o texto, o que é crucial, sem necessariamente ter que saber ler em inglês. Treinando muito isso, eu consigo garantir pelo menos 3 das 5 questões de inglês por prova. Não recomendo não estudar inglês. É que pra mim não é determinante. Trabalho isso mais nas provas, me acostumei. Agora. O que pra mim é determinante é garantir pelo menos 90% de cada conteúdo que eu posso dominar, que são todos os outros! Esses pra mim são possíveis. Inglês, só aprenderei quando entrar na faculdade. Agora não dá tempo pra isso… Fui bem sincero. Assimile o que for importante, mas ajuste ao seu modo de estudar.

      Curtir

  26. Olá Alexandre, tudo bem?
    O que você acha de só estudar pelas apostilas Poliedro, essas de 2017 que você colocou em um dos comentários? Eu assinei o descomplica e achei muito desorganizado, não da pra seguir um cronograma lá até pq não tem um e isso me deixa extremamente descontente, sinto que sem um cronograma não vai, não da pra estudar por conta sem saber qual a sequencia das matérias. Então pensei no seguinte:
    Estudar as apostilas Poliedro durante o dia no horário de trabalho, quando der…
    A hora que chegar em casa resolver vários exercícios do que estudei e de noite retomar os estudos de forma intensa
    Aí aos finais de semana, faço redação e envio para o Descomplica corrigir, faço revisão, exercícios e simulados, todo que estou pegando por aí em PDF
    Para ser aprovado no ENEM em Medicina, você acha que é o suficiente?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Então, Guilherme. Acho sim, mas é puxado demais, pense também em descansar.. Senão não aguenta até o final do ano. Acredite, se você também pensar no seu bem estar, ainda dá pra ir bem! Experiência que tive esse ano. E também trabalho. Já que vai usar Poliedro, pra ter um roteiro organizacional.. Olha o que encontrei na Internet… Esse roteiro muita gente usou. Acho que vai te ajudar:
      http://www.ebah.com.br/content/ABAAAg_KgAA/31-semanas-poliedro

      Ele é criado com base nas apostilas do Poliedro. Então, dará mais tranquilidade pra você saber a sequência do que estudar. Se achar algo desnecessário, ou prioritário, só inverta, e faça os ajustes conforme suas necessidades. Mas, a base tá aí! Pensa no seu bem estar também cara. Isso faz uma diferença imensa na hora da prova! E resolva o máximo de provas possível. Abraços e bons estudos!

      Curtir

  27. Bom dia Alexandre, muito boas as dicas mas, digamos assim eu não fiz um bom ensino médio eu gostaria de uma dica de material para que eu possa estudar sozinho em casa, busquei o SAS mas eles não vendem o material, Li a respeito do Poliedro mas me disseram que não o recomendam para quem vai prestar Enem. poderia me ajudar? Desde ja agradeço

    Curtido por 1 pessoa

    1. Marcelo Jorge, o Alexandre de HOJE, depois de ter passado por vários perrengues pra aprender, recomenda que você busque como guia um cursinho online. Não é caro… Você tem acesso por pelo menos 1 ano e paga só uma vez com acesso gratuito até o final do plano.. Nada de mensalidades… Eu paguei menos de 400 reais no meu e não me arrependo (essa era a mensalidade aproximada com desconto que eu pagava no cursinho presencial). Eu assino Stoodi, se tivesse sido esperto na época que comecei teria só estudado online. Creio que teria ido muito mais rápido em direção à aprovação. Porque eles são completos, possuem organização metódica, montam seu plano de estudos conforme seu tempo disponível, o curso e a faculdade que você quer, ainda dá para dar mais ênfase em duas matérias que você tem mais dificuldade. O Stoodi ajusta isso pra você. Não é propaganda. Eu nem recebo pra isso… Mas, é o que acho bem interessante. Fora que estudar sozinho faz render muito seu tempo e dá para descansar bem e estudar bem. Depois dessa experiência não consigo mais fazer cursinho rsrs
      Mas, a escolha é sua. Se não quiser o stoodi, veja outros sites.. Pesquisa. Esse é o que eu conheço, então, por isso recomendo. Eles possuem trilha de estudos, você vê a aula e após ela aparecem questões de fixação, além da lista de exercícios. Os complementares você pega em alguma apostila da sua confiança. Eu uso a coleção do Hexag como complemento. No site deles em “Hexag Solidário” tem os materias, com provas – inclusive – e apostilas de revisão, tudo de graça. Bons estudos!

      Curtir

  28. Tudo bem Alexandre,

    Fiz o ensino médio há 13 anos e achei seu site muito motivador.

    Pretendo fazer o cursinho online do Stoodi que você indicou e usar as apostilas da poliedro. Vi que você colocou um link em um dos comentários acima, mas ele não está mais disponível. Seria possível você disponibilizar novamente o link das apostilas? Você tem o material do objetivo? Pretendo fazer o ENEM.

    Desde já agradeço o tempo dedicado que com certeza motiva e ajuda diversas pessoas a conquistarem seus sonhos.

    Muito Obrigado!

    Curtido por 1 pessoa

  29. Fiz enem final do ano agora (estudando mto sem compromisso, só pra falar que nem tentei) e minha média foi 624. Foi mais um teste pra ver se eu ainda tinha esperança rsrsrs considerando que não estudava há anos (uns quatro), acho que se eu fizer um cursinho online, consigo uma nota boa pra tentar medicina (na federal já que sou pobre). Eu trabalho então o cursinho eu consigo pagar mas não tenho tanto tempo, preciso de um curso que tenha foco e seja organizado. Contato com professores também acho importante porque se for pra ficar com dúvida, eu estudo sozinha em casa.
    Considerando que quero federal e será pelo Enem, qual o melhor cursinho online? Vestcursos ou Stoodi?
    Desde já agradeço pelo blog com conteúdo incrível e pelo seu tempo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Thayná. Eu particularmente fiz Stoodi, então, é muito alta a chance de recomendá-los, até porque eles são muito organizados e aprofundam os conteúdos. Mas, ouço falar muito bem da Vestcursos. Então, a escolha no final ficará por sua parte. Como você me disse que trabalha, acho que o Stoodi seria uma escolha mais acertada, pois o plano de estudos deles tem horário flexibilizado com a sua carga disponível. A Vestcursos tem uma carga muito puxada e difícil de conciliar com o trabalho. Então, talvez não seja a melhor opção nesse quesito. Boa sorte!! ❤

      Curtir

  30. Olá, adorei suas dicas, mas estou com uma dúvida. Baixei as apostilas do Hexag junto com o cronograma e também assinei cursinhos online, porém não sei se sigo o cronograma do hexag ou o dos cursinhos online. Pensei em estudar pelas apostilas e assistir aulas apenas em caso de dúvida, pois as apostilas apresentam a vantagem das frentes e dessa forma, se eu demorar a aprender determinado assunto, vou empacar apenas uma frente e não a matéria inteira. No caso dos cursinhos online, como não há frentes, se eu empacar num assunto atraso a matéria inteira. Sou boa em aprender através da leitura e acho que estudar pela apostila é mais rápido do que estudar por vídeo aula. Vc acha que é uma boa?

    Curtido por 1 pessoa

  31. Oii,em Maio decidi que ia prestar o Enem e me inscrevi, porém, por motivos pessoais não consegui estudar todo o conteúdo necessário. Você acha que seria melhor começar a estudar os conteúdos que mais caem no Exame ou preparar a minha base (já faz 3 anos que concluí o Ensino Médio) para 2020?. Adquiri mediante doação as apostilas do Poliedro 2018. Pretendo cursar Medicina.
    O que você acha sobre as apostilas do Hexag, pretendo usar elas para Matemática (ou exatas, estou pensando). Pretendo prestar Enem e alguns vestibulares de São Paulo.
    Seus publicações me ajudaram muito, Alexandre.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado, Paulie!! Desculpe a demora pra responder, tá puxado… Então, acho que é interessante você tomar uma decisão dependendo das suas prioridades pra esse momento. Entrar de cara agora não seria ruim, te pouparia tempo. Mas, tem que ver se você aguenta. Se aguentar, vale a pena iniciar sim, direcionando. Pra já ter resultados agora. De qualquer forma, se você não tiver um desempenho satisfatório, já adianta muita coisa pra ano que vem só rever e aprofundar. Boa sorte!! As apostilas do Hexag são excelentes. Mas, as do Poliedro não ficam nenhum pouco atrás, ambas são maravilhosas!

      Curtir

  32. Olá! Incrível a ajuda e conteúdo que você transmite, é um dividir de águas para muito gente com certeza. Você conhece o livro Memorex da positivo? Saberia dizer se vale a pena estudar unicamente através dele junto com um curso online?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s