DE VOLTA AO CURSINHO… DESSA VEZ PARA PASSAR!!

1784880-3169-atm14

Você passará por isso! Acredite.

É bem complicado ler esse título sem pensar: mais um ano de muita luta! Sim, caros. Muita luta!
Àqueles que estão começando, lutem! É possível. Aos que já irão para o 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º ano de cursinho, estamos juntos nessa! Esse será meu 5º ano. É importante que você não se sinta um lixo, você fez seu melhor e eu sei disso! Se não tivesse feito, não estaria lendo essa postagem. Bom, devo parabenizá-lo, poucos são os que lutam insistentemente por tanto tempo, tantas são as adversidades, problemas financeiros, emocionais, familiares, etc. Muitos potenciais de desistência, mas, apesar de “clichê”, você sabe: o que vem fácil, vai fácil… Portanto, continue seu enfrentamento, seu adversário poderoso está no espelho, derrote-o, humilhe-o, enalteça sua arquitetura construída com muito suor, sofrimento, lágrimas, angústias; hoje você é poderoso, apanhar não dói como antes, tropeçar te ensinou muito, medo de cair? Se você tivesse isso, não teria enfrentado tudo para continuar acreditando! Você sabe que está próximo de alcançar seu maior alvo: a aprovação. Continue caminhando, não é legal ter que enfrentar mais um ano, mas sinta-se aliviado, você é um dos poucos que está lutando pela sua felicidade, pelo seu sonho! Fazendo isso, você está vivendo! A vida está dentro de você. Tire todo proveito deste ano, corrija seus erros no ano anterior, veja as provas que fez, será que seu problema é conteúdo? Talvez não. Aprenda a se monitorar, treine suas estratégias e armas de guerra.
Eu irei prestar vestibular pela 5ª vez, obviamente, não prestava os mais difíceis antes, nem era tão focado como hoje, mas vejam: eu aprendi muito nesses anos. Quando eu for aprovado detalharei tudo para vocês, todos os meus resultados baixíssimos, até os atuais, sólidos, que crescem de forma real, representando meu conhecimento e estratégias acumuladas e que estão prestes a trazer minha aprovação.
Eu estava devendo uma postagem à vocês, não estas de materiais, provas, etc. Uma que vocês pudessem sentir minhas palavras, meus sentimentos, meu amor pela medicina. Só peço um favor à vocês, todos, independente do tempo, da profissão – já que alguns membros são de outras áreas, esse favor é pequeno, mas enorme na transformação e impacto: nunca tirem as esperanças de alguém! Não faça com que o sonho das pessoas morra, não importa se a derrota trouxe um pessimismo provisório à vocês, todos nós temos o direito de sonhar, lembram? Temos o privilégio de escolher, temos o livre arbítrio como aliado, mas somos escravos dele… Isso traz angústia quando não estamos decididos, mas eu sei que vocês, futuros médicos, que lutarão para dar esperança de vida aos futuros pacientes e farão os familiares acreditarem que terão as pessoas que mais amam protegidas pelo seu zelo, só cultivarão esperança! Imagina se você estivesse começando, com dúvidas, indagações, medo, e alguém chegasse e dissesse: “você nunca conseguirá medicina, jamais, em toda minha vida vi alguém com o seu perfil conseguir, desista, vá fazer algo nas suas condições”.  Já pensou nisso? Obviamente, foi bem pessimista, imagina então uma pessoa com esse “ânimo” tentando amparar os familiares ou seu paciente? É isso que vocês querem? Eu repudio quem faz isso, não gosto de pessoas assim, retribuo com indiferença. Por favor, imploro que não sejam assim!
Desculpem ter fugido um pouco do nosso assunto central, mas é importante falar de esperança, já que essa é a nossa força-motriz.
Faça diferente esse ano, sei que o tema incerne-se no cursinho, mas vocês que estudarão sozinhos têm toda a minha admiração! Eu cheguei a planejar estudar sozinho esse ano, mas eu preciso do cursinho por um motivo, o ambiente. Eu gosto de estudar sozinho, faço isso no serviço – sim, em meu trabalho -, no cursinho e em casa. Vejam como é a minha rotina, não se assustem! Sou muito adaptado e tive minhas melhores médias seguindo esse modelo: meu turno é de madrugada das (24h00 às 05h20), trabalho com contas médicas e autorização hospitalar em área administrativa, não, eu não trabalho em hospital e meu trabalho é extremamente parado, o que facilita meus estudos aqui, além de poder publicar para vocês durante a madrugada em tempos ociosos. Já fiz estágios como Técnico de Enfermagem, mas desisti do curso para me dedicar ao vestibular de medicina. Após o serviço, chego em casa 06h30 e no máximo 07h00 já estou dormindo, acordo umas 10h40 e tomo um café reforçado até 11h00, faço exercícios físicos até umas 11h40. De 12h40 até 13h20, antecipo os assuntos (leitura prévia) que o professor aplicará no dia, depois fico no reforço de medicina das 13h30 às 14h40 e das 15h00 às 18h50, o Extensivo. Depois disso, das 19h00 às 22h20 faço a famosa dica: “AULA DADA, AULA ESTUDADA”… No serviço das 24h00 às 04h00, faço mais exercícios da FUVEST, e das 04h00 às 05h20 dou uma boa cochilada… (risos)
No sábado e domingo, vocês podem ver no cronograma que eu sigo…
Podem ficar tranquilos, a rotina é puxada, mas é produtiva, tenho o corpo e a mente adaptados, consigo dormir poucas horas sem sentir desgaste, mas se eu estou cansado abro mão de tudo pra descansar. Não tentem fazer extravagâncias, é importante saber como e quanto tempo vocês conseguem produzir, lembrem-se: engana-se quem diz que deve-se ter um padrão de tempo para dormir, ora! Vocês farão medicina, sabem bem que organismos diferentes reagem de formas alheias ao ambiente e às condições, conheçam o corpo e o sono de vocês! (risos)
Vejam a imagem do cronograma que sigo abaixo:
Sem título
É importante salientar que independente de como serão seus horários, suas necessidades, seu tempo disponível; vocês devem estudar todos os dias, e produzirem, mesmo que estudem menos num dia ou outro! O que eu faço quando não estou rendendo? Paro, vou descansar. No dia seguinte volto com força total, com muito “sangue nos olhos”. Saibam onde vocês querem chegar, não adianta estudar de forma perdida. Eu já cheguei a estudar 14 horas por dia quando não trabalhava, produzia bem, mas hoje estou melhor! Estou sentindo mais minha aprovação, estou apaixonado e ciente do que quero pro resto da minha vida. Saibam como vocês rendem melhor.
É importante ter consciência se você aprende mais assistindo aulas, resolvendo exercícios, um misto dos dois, não importa! Só descubra isso o quanto antes e vá sem medo! O medo impede que você tenha um voo longínquo, tenha a visão de uma águia e voe como tal!
Na segunda, retornarei às atividades mais intensas – o Cursinho -, aos que se perguntam qual cursinho: farei Objetivo novamente, foi o melhor cursinho que fiz – Unidade Santo André SP -, eu retomei sozinho os estudos no início do mês para habituar meu cérebro, acostumar meu corpo, – incluí os exercícios físicos -, esses são novidade, mas a tabela tem poucos ajustes. Tenha em mente que você começará a todo vapor. Mas uma dica minha, não abuse muito das suas condições físicas, respeite o seu corpo e pense no seu cérebro. Eu não seria um exemplo de quem descansa e respeita o cérebro, mas vocês sentem por mim? Não. Por isso, descubra profundamente o que te faz bem nesses quesitos. Descanse também, não se cobre em excesso! Vibre a cada questão complexa executada com êxito, mas comemore como louco, quando você aprender de verdade tudo aquilo que te fez perder pontos nos vestibulares passados! Você já terá ultrapassado vários adversários, dentre eles, você mesmo!
Agradeço muito aos que chegaram até aqui, peço-lhes desculpas por imprecisões ou prolongamento desnecessário de algum assunto. Desejo-lhes um ano maravilhoso, com muita saúde, muito progresso, e, glória! Vejam onde estamos, vocês avançaram muito, sinto que muitos não passaram por alguns pontos,- como foi meu caso. Mas deixemos esse insucesso para trás, atentando-nos apenas no aspecto produtivo e emocional para trabalharmos intensamente isso! Esse ano é nosso! Quem está começando, acredite! Vá com muita calma, e abrace com muito entusiasmo as instruções dos professores, e, especialmente, as dicas de quem está nessa batalha há anos e de quem passou! Extraiam tudo o que for importante para seus projetos! No desânimo, sempre busquem uma motivação, eu sempre estarei aqui para apoiá-los e compartilhar minhas experiências vividas e vistas, vocês terão um grande amigo à quem poderão recorrer! Abraços. FOCO, FORÇA e muito CAFÉ!!!

Por favor, inscrevam-se no BLOG! É fácil, basta clicar em “SEGUIR”, digitar o e-mail e confirmar. Assim, vocês farão parte dessa corrente e ficarão por dentro de todo o nosso universo: medicina. Abraços, caros!!

7 comentários sobre “DE VOLTA AO CURSINHO… DESSA VEZ PARA PASSAR!!

  1. Excelente texto! Muitíssimo obrigada por toda ajuda e incentivo. Adimiro sua força e a atenção conosco, afinal já não é fácil conciliar estudos com o trabalho, muito menos manter um blog em meio a esse período de vestibulando. Apesar de não te conhecer tenho muito orgulho da pessoa engajada e esforçada que você é… Continue assim e que Deus lhe conceda muito sucesso

    Curtido por 1 pessoa

    • Muito obriagado, Nathaly Teixeira!! Torço muito pela nossa aprovação! Quem busca um sonho, insistentemente, não porque os outros disseram, mas porque você quer, merece toda sorte do mundo! Nós seremos profissionais que cultivarão amor, e jamais se esquecerão que mais gente tem esse sonho, por isso, ajudar sempre!! Beijos e muito obrigado pelas belas palavras.

      Curtir

  2. Estou na mesma situação que você, e não penso em jamais desistir , não importa o que pensam de mim, se como eu não cansei ainda de nunca ver meu nome na lista dos aprovados, e continuo tentando. O que importa somos nós, que desejamos de todo corpo e alma essa aprovação.
    Por mais que tentamos todos os anos, estudando muito e não passamos, nós sabemos que aprovação está próxima, porque cada ano os assuntos estudados não são tão difíceis como o ano anterior.
    Quem sabe de tudo isso é aqueles como nós, que a cada dia é uma batalha vencida pelo medo, preguiça e sensação de derrota.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Cara, você é guerreiro!!! estou na torcida por sua aprovação!
    Este ano irei estudar em casa, e apesar de meio mundo me disser que não vai dar certo, Eu acredito! ninguém sabe o melhor pra mim, EU SEI, e eu tive experiencia com o cursinho ano passado e não rolou. Cursinho ruim? Eu não me organizei? Não sei, mas o que eu sei é que esse ano vou tentar algo novo. Se não der certo? Tentarei de novo e de novo e de novo…..Meu sonho é grande de mais pra me preocupar com o tempo. E eu sei que preciso me preparar muito ainda.
    E que esse ano aprendamos muito e se estivermos preparadas, a aprovação vai vir !!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Cassiana, fiquei muito contente com sua mensagem! Pode ter certeza, vamos conseguir passar. A proporção do nosso sonho não deve ser abafada pela derrota, lidaremos com vidas! Vidas são nosso bem mais precioso, tão grandioso que não deve ser pequeno como uma reprovação no vestibular. Torço muito para dar certo, as pessoas precisam de nós, nosso amor é o que moverá a Medicina, devemos ser diferentes! Muito foco e sorte em seus estudos, eu só farei cursinho esse ano porque preciso sentir esse ambiente, eu gosto disso, do contato, das pessoas, mesmo fazendo cursinho, farei alguns ajustes solitários e os simuladosdo cursinho poupam um tempo que eu não tenho, já que trabalho… (risos) Determinação, estudar sozinho traz muitos triunfos e você estará à frente de muitos que fazem cursinho! O diferencial para quem quer Medicina é o estudo solitário, apesar de eu fazer cursinho esse ano, tenho um tempo pra estudos solitários, eles são fundamentais e os responsáveis pelo seu choro de felicidade ano que vem!! Beijos, muito obrigado pelas belas palavras.

      Curtir

Deixe um comentário

